top of page

PSICOLOGIA POSITIVA

Foto do escritor: Everton AndradeEverton Andrade

Atualizado: 11 de jun. de 2024

SEGUEM ESTUDOS E REFERÊNCIAS DA INTERNET SOBRE O ASSUNTO






OBJETIVOS


EMOÇOES POSITIVAS PARA O EQUILÍBRIO DA SÚDE HUMANA


RECONFIGURAÇÃO CEREBRAL (PLASTICIDADE)


ABORDAR às potencialidades e virtudes humanas


(Re)construir qualidades positivas


ESTUDAR as condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e comunidades.


ESTUDO DAS EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS


QUALIDADE DE VIDA


PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS


DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS












MÉTODOS









O campo da Psicologia Positiva tem oferecido espaço para a investigação empírica dos aspectos virtuosos a partir de métodos científicos rigorosos. Seligman (2003) identifica três importantes pilares para a investigação nessa perspectiva:

1) a experiência subjetiva;

2) as características individuais – forças pessoais e virtudes;

3) as instituições e comunidades.










ESTUDO REALIZADO





VIRTUDES:


Em relação às características individuais, são focalizados os estudos relacionados às capacidades para o afeto (Hendrick & Hendrick, 2002), o perdão (McCullough & Witvliet, 2002), a espiritualidade (Pargament & Mahoney, 2002), o talento e a sabedoria (Baltes, Gluck & Kunzmann, 2002).





VIRTUDES CÍVICAS


Virtudes cívicas e instituições que possibilitam mudanças dos indivíduos como melhores cidadãos, com o foco direcionado para a responsabilidade, o altruísmo, a tolerância (Turner, Barling & Zacharatos, 2002) e a ética no trabalho (Handelsman, Knapp & Gottlieb, 2002).






VIRTUDE S E FORÇAS DE CARÁTER

Peterson e Seligman (2004) desenvolveram um sistema de classificação para os aspectos positivos, enfatizando as forças e o caráter denominado Values in Action (VIA) – Classification of Strengths and Virtues Manual. Os autores afirmaram que as forças poderiam ser amplamente classificadas a partir de suas características emocionais, cognitivas, relacionais e cívicas, através de seis grupos de virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperamento e transcendência






POTENCIALIDADES E HABILIDADES


1- Percepção de CAPACIDADE pessoal – “Eu sou capaz”.

2- Percepções de SIGNIFICÂNCIA pessoal – “Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário”.

3- Percepções de RESPONSABILIDADE pessoal – “Eu posso influenciar as coisas que acontecem comigo.”

4- Habilidades de AUTOCONHECIMENTO – “Eu posso entender minhas próprias emoções e de usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole”.

5- Habilidades INTERPESSOAIS – “Eu sou capaz de me relacionar com outras pessoas por meio da comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa”.

6- Habilidades SOCIAIS – “Eu sou capaz de lidar com os limites e consequências na vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade”.

7- Habilidades de AUTOAVALIAÇÃO – “Eu sou capaz de tomar decisões e de fazer escolhas que refletem os meus valor






CONEXÕES


RESPOSTA ATIVA E CONSTRUTIVA

COMO TER QUALIDADE EM SUAS CONEXÕES









PSICOLOGIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS




A lógica faz parte das inteligências múltiplas. As pessoas desse grupo têm aptidão com atividades que envolvem raciocínio lógico, cálculos e podem se desenvolver bem em áreas ligadas à programação.


linguística. Isso significa que esse indivíduo tem facilidade para a comunicação e expressão, seja escrita ou oral. 


Trata-se da habilidade de realizar interpretações imagéticas, ou seja, são pessoas com uma boa percepção visual e espacial. A arquitetura, design e artes visuais são exemplos de áreas nas quais são requeridas essa aptidão.


A inteligência corporal ou cinestésica, trata-se de habilidades para controlar o próprio corpo, tendo uma boa coordenação motora e equilíbrio.


O aluno do grupo de inteligência interpessoal tem uma capacidade maior de desenvolver empatia e compreensão por outras pessoas. Além do mais, essas pessoas são ótimas com persuasão, entender as emoções, sentimentos e intenções de terceiros


O intrapessoal é uma inteligência múltipla atrelada ao autoconhecimento. Dessa forma, as pessoas desse grupo têm facilidade para entender as próprias emoções, sentimentos, desejos e motivações.


Os cantores, DJs, produtores musicais e profissionais que trabalham com música provavelmente integram o da inteligência musical. São pessoas com alta habilidades auditivas e sensíveis


A inteligência naturalista descreve as pessoas que têm forte ligação com o meio ambiente no geral. Sendo assim, as atividades ligadas à natureza, como a criação de uma horta, servem para aprimorar essa aptidão. 


Trata-se de pessoas que questionam temas ligados à existência humana, ao cosmo, universo,  metafísica e afins. 

Esse tipo de inteligência é atrelado aos filósofos, por exemplo. Para aprimorar, é possível aplicar atividades que façam os alunos questionarem temas ligados ao cotidiano.  







HABILIDADES COMPORTAMENTAIS - SOFT SKILLS



As hard skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo.


Já as soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos








=======================================


Abordagem BIOEcológica do Desenvolvimento Humano




Uma estratégia teórico-metodológica que tem orientado as pesquisas sobre os aspectos saudáveis das pessoas é a Abordagem BIOEcológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Bronfenbrenner (1979/ 1996, 1986, 1995a, 1995b), que foi reformulada mais recentemente por Bronfenbrenner e Morris (1998) e denominado Bioecológica. Esse modelo propõe uma visão mais ampla do desenvolvimento humano através da interação de quatro núcleos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo.






=====================================





MÉTODO PERMA















PREVENÇÃO DE DOENÇAS






=========================


PREVENÇÃO / RESILIÊNCIA / ESTUDO DAS HABILIDADES


Um dos principais aportes teóricos que oferece espaço para o estudo dessas habilidades refere-se à resiliência. Ryff e Singer (2003) afirmam que o funcionamento positivo humano é mais evidente em contextos de mudanças significativas repletas de situações de risco e de adversidades. A análise da resiliência favorece a compreensão das forças humanas, ou seja, quando ela se expressa, as virtudes e as forças pessoais tornam-se conhecidas e, essa possibilidade produz efeitos importantes na vida dos indivíduos, uma vez que favorece suas potencialidades, tornando-os mais fortes e produtivos


RESILIÊNCIA / DINÂMICA PROTETIVA DAS PESSOAS / REAÇÃO / CARACTERÍSTICAS PESSOAIS


Para compreender a resiliência, segundo Rutter (1993), é preciso saber a dinâmica das características protetoras, ou seja, como se desenvolveu e modificou a trajetória do indivíduo. Nesse sentido, pode-se perceber a importância do reconhecimento das habilidades e capacidades individuais. E Seligman (2003) salienta que para alcançar sucesso em prevenção é necessário e emergente o investimento no conhecimento científico sobre as virtudes e forças pessoais,



PROCESSOS CHAVES DA RESILIÊNCIA







O BEM ESTAR SUBJETIVO


BEM ESTAR SUBJECTIO

ADAPTAÇÃO

NÍVEL DE ASPIRAÇÃO

EXPERIÊNCIAS

COMPARAÇÕES

VALORES PESSOAIS

OUTROS FATORES






AFETIVIDADE POSITIVA




















MODELO DE FELICIDADE SUSTENTÁVEL

ESTUDO SOBRE OS RESPONSÁVEIS DA FELICIDADE





















BUSCAR AUTOCONHECIMENTO

BASE EM SIGNIFICADOS E CRENÇAS PESSOAIS






FONTES:






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
EVITAÇÃO

EVITAÇÃO

Comments


bottom of page