top of page

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Foto do escritor: Everton AndradeEverton Andrade

Atualizado: 29 de abr. de 2024

ABAIXO SEGUEM REFERÊNCIAS DA INTERNET SOBRE O ASSUNTO:





CONSTRUTIVISMO





nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.


indivíduos são agentes activos que se comprometem com a construção do seu próprio conhecimento, integrando a nova informação no seu esquema mental e representando-a de uma maneira significativa.


Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920


construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.


conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.


construir novos conhecimentos a partir daqueles que viram anteriormente


ambiente de aprendizado interativo.


protagonistas do aprendizado,


incentivados a construir seu próprio conhecimento.


por meio de perguntas, debates, experimentação e resolução de problemas


Interacionismo: teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio em que está inserido. Esta teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.


Inteligência: mecanismo de adaptação do organismo à uma situação nova. É a forma de manifestar-se a ação (motora, verbal e mental).










INATISTA - CONHECIMENTO INATO


EMPIRISTA - CONHECIMENTO ADQUIRIDO



O empirismo se contrapõe diretamente ao inatismo. Essa vertente afirma que a existência de todo conhecimento está no ser humano desde seu nascimento, sendo necessário somente a introspecção para alcançá-lo. Além do inatismo, o empirismo também se contrapõe ao Racionalismo.



O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.



































–        Abstração empírica: referem-se às informações que se obtém dos objetos- se está frio, se é pesado, se é leve…

–        Abstração reflexionante: Referem-se às informações advindas da sua própria ação sobre o objeto, sobre a sua organização motora na ação com este objeto,o que faz, como faz, É destas informações que ela vai organizar-se de maneira superior sob o ponto de vista do conhecimento.

–        Acomodação: re-estruturação dos esquemas de assimilação. O novo conhecimento representa a acomodação.

–        Adaptação: ajustamento ao ambiente num movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.

–        Animismo: a criança atribui vida ou intencionalidade aos objetos inanimados.

–        Assimilação: incorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades. Só há aprendizagem quando os esquemas de assimilação sofrem acomodação..

–        Causalidade: interação entre objetos.

–        Centração: fixação da atenção em um só ponto da totalidade.

–        Conservação: uma conduta interiorizada relativa a um objeto ausente.

–        Construtivismo: o desenvolvimento da inteligência é como se fosse uma construção realizada pelo indivíduo.

–        Construtivismo seqüencial: o desenvolvimento da inteligência faz-se por complexidade crescente, onde um estágio (nível) é resultante de outro anterior.

–        Desequilíbrio: instabilidade no pensamento do indivíduo quando percebe que o seu modo de pensar (ou o seu conhecimento) não está solucionando um problema que o ambiente lhe apresenta. É necessária na medida em que reestrutura o organismo para sobreviver. Não havendo desequilíbrio o organismo permanece indefinidamente no estado em que se encontra. Educar, então, é desequilibrar o organismo (indivíduo).

–        Desenvolvimento: construção de estruturas ou estratégias de comportamento e gira em torno da atividade do organismo que pode ser motora, verbal e mental. É a evolução do indivíduo.

–        Diretivismo: a função do educador de provocar desequilíbrios estimuladores artificiais.

–        Epistemologia: estudo do conhecimento.

–        Epistemologia genética: estudo de como se passa de um conhecimento para outro conhecimento superior.

–        Equilibração: Processo onde o indivíduo busca estabilizar mentalmente os seus esquemas cognitivos com as novas informações do ambiente. Patamar de um estágio antes de se atingir o subseqüente.

–        Equilibração majorante: mecanismo de evolução ou desenvolvimento do organismo. É o aumento do conhecimento.

–        Equilíbrio: patamar de um estágio antes de se atingir o subseqüente.

–        Esquema: são sistemas mentais organizados de percepção e experiência utilizados como modelo de atividade que o indivíduo utiliza para incorporar-se ao meio.

–        Estágios: patamares de desenvolvimento que se dá por sucessão.

–        Estrutura: um conjunto de elementos que se relacionam entre si e a modificação de um gera a modificação do outro.

–        Estrutura cognitiva: refere-se às organizações ou aptidões mentais que a criança possui.

–        Evolução: processo de organização em níveis progressivamente superiores.

–        Experiência: contato do organismo com a realidade ou a interação do sujeito com o objeto.

–        Função semiótica: capacidade que o indivíduo tem de gerar imagens mentais ou símbolos como linguagem, figuras, desenhos, gestos, representando os objetos ou ações.

–        Funcionamento: capacidade que o organismo tem de adquirir determinada ordem na maneira de agir.

–        Imagem mental: cópia do objeto realizada através do sensório-motor.

–        Inatismo: teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano dá-se a partir de condições internas do próprio organismo, como se o organismo já trouxesse dentro dele as possibilidades de seu desenvolvimento. Esta teoria valoriza o organismo.

–        Inteligência: mecanismo de adaptação do organismo à uma situação nova. É a forma de manifestar-se a ação (motora, verbal e mental).

–        Interacionismo: teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio em que está inserido. Esta teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.

–        Interesse: sintoma da necessidade.

–        Intuição: atividade sensório-motora representada por uma forma pré-operatória de pensamento.

–        Jogo simbólico: reprodução de situações já vividas pelo indivíduo através de imagens mentais.

–        Liberdade: estado de pleno funcionamento do organismo.

–        Liderança: permissão dada pelo grupo para que cada um de seus componentes utilize suas aptidões para comandar este grupo, quando a situação exigir, e ele seja o mais indicado para tal situação.

–        Logicização: processo de transformar o pensamento simbólico e intuitivo em pensamento operatório.













EM CONSTRUÇÃO...


__________________________________________________________________








Pergunta 1

0,3 em 0,3 pontos

Jean Piaget construiu uma teoria que chamou de Epistemologia Genética. Esta teoria está pautada em qual epistemologia?

Resposta Selecionada:

e.

Interacionismo.

  • 0,3 em 0,3 pontos Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento do pensamento ocorre a partir de quais fatores? Resposta Selecionada: e. Das estruturas cognitivas lógicas.

  • 0,3 em 0,3 pontos Sobre a vida e a obra de Jean Piaget, é correto afirmar que: Resposta Selecionada: d. Trabalhou no laboratório de Alfred Binet investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes psicométricos.

  • 0,3 em 0,3 pontos Podemos afirmar que ________________ é a tentativa do sujeito em solucionar uma determinada situação, modificando as estruturas antigas e construindo novas maneiras de agir para dominar uma situação nova em que os conhecimentos antigos são insuficientes para compreendê-las. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Resposta Selecionada: b. Acomodação.

  • 0,3 em 0,3 pontos Vamos supor que dois professores estão conversando:Professor A: o aluno Fábio não vai conseguir aprender isso, ele tem uma limitação e não há nada que possa ser feito, acho que temos que respeitar o seu limite e avaliar de acordo com isso.Professor B: eu acho que não, acho que devemos procurar uma forma de auxiliá-lo a construir o conhecimento, criar situações-problema que possibilitem o desenvolvimento de sua inteligência.Sob o ponto de vista das epistemologias e as concepções expressas pelos professores, assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: c. O professor A é inatista e o professor B é construtivista.

  • 0,3 em 0,3 pontos O professor Felipe está muito desanimado com alguns de seus alunos, afirma que “nem todos irão aprender, uns nascem mais limitados, nós sabemos disso, não há como fazer uma criança com o raciocínio pequeno ter grandes pensamentos e isso vem dos pais, é herança biológica, não tem jeito”. A afirmação do professor Felipe está pautada em qual vertente epistemológica? Resposta Selecionada: e. Inatismo.

  • 0,3 em 0,3 pontos Sobre a vida e a obra de Jean Piaget, podemos afirmar que: Resposta Selecionada: b. Escritor fértil, publicou muitos livros e centenas de artigos de revistas, vários em conjunto com colegas que congregou, em Genebra.

  • 0,3 em 0,3 pontos Para Piaget, o que é o “sujeito epistêmico”? Resposta Selecionada: d. O sujeito do conhecimento, aquele que busca conhecer.

  • 0,3 em 0,3 pontos Ao abordarmos os conceitos piagetianos e utilizá-los junto ao processo educacional, podemos afirmar que em relação aos objetivos educativos, a concepção construtivista de aprendizagem está centrada em qual aspecto? Resposta Selecionada: c. Na construção do conhecimento por meio da interação do aluno com o professor e com o conhecimento.

  • 0,3 em 0,3 pontos Cristiana tem apresentado dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. A professora diz que ela é preguiçosa, não quer fazer as tarefas, por isso coloca de castigo quando conversa e faz a criança escrever na lousa várias vezes a tarefa para memorizar. Podemos dizer que a professora utiliza qual perspectiva pedagógica? Resposta Selecionada: a. Pedagogia diretiva.



============================









 Estudo sobre a teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980) e de seus desdobramentos nas dimensões socioafetivas e psicossociais ao longo da infância e adolescência.



Os estádios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget  Sensório-motor (0 a 2 anos), Pré-operatório (2 a 6 anos), Operatório Concreto (7 a 11 anos).  Operatório Formal (12 a 15 anos). O desenho em uma perspectiva psicogenética  O desenho segundo Luquet e Lowenfeld.



 Estádio ≠ Estágio  Estádio : ao final do processo, temos fases do desenvolvimento integradas umas nas outras e os esquemas construídos em cada uma delas são utilizados pelo sujeito de maneira interdependente.  Estágio : é o que falta a alguém para completar uma determinada formação; por isso seu caráter é de superação ou superior.



 Os estádios do desenvolvimento não são fixos ou lineares, mas dinâmicos e em espiral, com saltos e rupturas. Cada estádio contém elementos das estruturas que preparam para o próximo estádio.



 Estádio Sensório-motor – 0 a 2 anos.  Estádio Pré-operatório – 2 a 6 anos.  Estádio Operatório Concreto – 7 a 11 anos.  Estádio Operatório Formal – 12 a 15 anos.



 Primeiro estádio do desenvolvimento cognitivo, do pensamento, da inteligência. Principal função – coordenação sensório-motora, com desenvolvimento da percepção e da motricidade.

 O bebê nasce com atos e ações reflexas, inatas e automáticas (sucção, preensão) e, no início, é um sujeito passivo que constrói esquemas simples que funcionam isoladamente de maneira circular, repetitiva (pegar, olhar, bater, sugar).

 Durante esse período de dois anos irá desenvolver comportamentos voluntários e conscientes, encadeando ações para um determinado fim, tornando-se um sujeito ativo (domínio e variação das ações).




 O estádio sensório-motor está dividido em 6 subestádios .

 1º subestádio (0 a 1 mês). Exercício dos reflexos, esquemas simples. Coordenações sensoriais e motoras instintivas, reflexos.

 2º subestádio (1 a 4 meses). Reação circular primária– a criança começa a repetir movimentos, primeiros hábitos; os reflexos ficam mais complexos.

 3º subestádio (4 a 8 meses). Reação circular secundária– coordenação de visão e preensão; a criança agarra e manipula tudo o que vê à sua volta; repete os comportamentos que produziram algum efeito interessante (com finalidade).




 4º subestádio (8 a 12 meses).

 Nascimento da Inteligência Prática, da Inteligência Sensório-motora.

 Construção da noção de permanência de objeto : objeto que, embora eu não veja, sei que existe; objeto continua existindo mesmo fora do campo visual da criança.



 5º subestádio (12 a 18 meses). Reação Circular Terciária barbante, bastão– 3 condutas inteligentes suporte, ; utiliza novos esquemas para alcançar novos objetivos – com acomodação .

 6º subestádio (18 a 24 meses). Fase de Transição . Início da interiorização dos esquemas e solução de alguns problemas; a criança para, observa detidamente a situação e apresenta uma resposta. Indícios da representação (Exemplo: caixa).




 Marina joga sua boneca para cima e a mesma cai para fora da grade de um pequeno portão, em cima do tapete, a uma distância que ela não consegue alcançar, então ela puxa o tapete, alcança a boneca e, pela primeira vez, resolve o problema sozinha. Como explicar o comportamento de Marina à luz da teoria de Piaget?

a) Exercício de reflexos.

b) Reação circular primária.

c) Esquema de permanência do objeto. -

d) Reação circular secundária.

e) Conduta de suporte.





 Passagem da inteligência sensório-motora (inteligência prática) para a representativa ; aparecimento da função simbólica, função semiótica  Função simbólica . inteligência – capacidade cognitiva de representação de um objeto ou de um acontecimento ausente por meio de um significante, atribuindo-lhe um significado.  5 condutas representativas : imitação, jogo simbólico, linguagem (ou evocação verbal), imagem mental e desenho.



 Imitação diferida capacidade da criança em representar mentalmente (recordar) um comportamento imitativo na ausência do objeto imitado. Exemplo: birra.  Jogo simbólico ou jogo de ficção ou jogo de faz de conta, é o gesto imitativo acompanhado de um objeto e de uma história.



 Imagem mental são representações internas (símbolos) de objetos ou experiências passadas por meio de imagens mentais.  Desenho representação do mundo por meio de grafismos pela imitação e imagem mental.  Linguagem representação verbal do pensamento e acontecimentos. A criança utiliza palavras faladas como símbolos ao invés de gestos ou objetos. Ex.: “au au”.



Principais características do pensamento da criança :  Pensamento é pré-lógico.  Pensamento egocêntrico , centração.  Pensamento transdutivo  Sincretismo .  Pensamento animista  Pensamento intuitivo . (P  P), justaposição. nas provas operatórias



 Pensamento egocêntrico ≠ “egoísmo” – a criança parte de seu próprio eu para pensar a realidade; utiliza o seu ponto de vista para pensar o mundo. Ex.: dormir.  Centração– o pensamento egocêntrico é centralizado, rígido, inflexível; a criança não consegue levar em consideração várias relações ao mesmo tempo. Ex.: sua avó é mãe de sua mãe.  Pensamento transdutivo– a criança não estabelece relações lógicas entre eventos. O pensamento vai do particular para o particular (P → P). Ex.: minha mãe, minha avó...  Justaposição– colocar as informações lado a lado, incapaz de generalizações. Ex.: emprestar brinquedos.








____________________________________________



PERGUNTA 1 - PENSAMENTO SINCRÉTICO

  1. Pedro está na cozinha de sua casa e pede à Maria uma banana que está na fruteira. Maria lhe responde que ainda não pode comer a banana porque está verde, ainda não está madura. Algum tempo depois, Maria oferece a Pedro um abacate que está maduro. Pedro indignado responde: mas o abacate é verde! Eu não posso comer, não está maduro! Qual a característica do pensamento apresentado por Pedro? a. Pensamento indutivo. b. Pensamento dedutivo. c. Pensamento por pares. d. Pensamento sincrético. e. Pensamento hipotético-dedutivo.

0,3 pontos  

PERGUNTA 2 - ANIMISMO

  1. Marina caminha distraidamente pela sala quando esbarra na cortina e grita de susto. Sua mãe lhe pergunta: O que foi Marina? E ela responde: É essa cortina boba que entrou na minha frente! Qual a característica do pensamento apresentado por Marina? a. Imitação diferida. b. Imagem mental. c. Animismo. d. Linguagem egocêntrica. e. Pensamento indutivo.

0,3 pontos  

PERGUNTA 3 - D ESQUEMA DE SUPORTE

  1. Safira está alegremente brincando com sua bolinha, que rola para trás do sofá. Safira fica com uma expressão de choro, mas não procura pela bolinha. Considerando o comportamento de Safira, é possível afirmar que: a. Safira provavelmente se encontra no período sensório-motor e ainda não apresenta a conduta da vara. b. A ausência do esquema de permanência do objeto pode ser a condição pela qual Safira não procura pela bolinha. c. Safira está no período pré-operatório e já apresenta o esquema de permanência do objeto. d. Embora Safira não procure pela bolinha, é possível concluir pela existência do esquema de suporte. e. Nesse caso, a atividade perceptiva sobrepõe-se à lógica, o que é característico do período pré-operatório.

0,3 pontos  

PERGUNTA 4 - D EQUIVALÊNCIA DAS FRAÇÕES

  1. Ana está na cozinha com seu irmão, eles possuem um único pedaço de lasanha para ser dividido entre eles. A lasanha chega à mesa cortada em quatro pedaços iguais. Então, o irmão lhe pergunta: Ana, você quer a metade ou prefere ficar com dois quartos? Ana fica olhando certo tempo para a lasanha e depois de pensar lhe responde: parece-me ser a mesma coisa. Acho que tanto faz você me dar metade da lasanha ou dois quartos. Considerando a resposta de Ana, é correto afirmar que: a. Ana apresenta um pensamento sincrético, uma vez que a atividade perceptiva se sobrepõe ao raciocínio lógico. b. Ana apresenta uma resposta baseada no não importismo, uma vez que afirma que tanto faz receber metade ou dois quartos. c. Ana apresenta um raciocínio pré-lógico formal, na medida em que considera algumas variáveis ao mesmo tempo. d. Ana apresenta a possibilidade de pensar com lógica sobre problemas reais, mostrando compreender a equivalência das frações. e. Ana apresenta uma resposta confusa, uma vez que seu pensamento ainda incipiente é incapaz de considerar o problema proposto.

0,3 pontos  

PERGUNTA 5 - c. O menino utiliza o solilóquio como auxiliar de sua ação.

  1. Um menino de cerca de três anos brinca sozinho no chão da sala com massinha. A mãe passa pela sala e percebe que seu filho está falando sozinho enquanto aperta a massinha, enrola, divide, faz formas etc. De acordo com as características do desenvolvimento do pensamento, assinale a alternativa correta: a. O raciocínio deste menino baseia-se diretamente nos objetos e não em hipóteses anunciadas verbalmente. b. A ação do menino indica que a noção de permanência de objeto ainda não foi construída. c. O menino utiliza o solilóquio como auxiliar de sua ação. d. O menino apresenta a noção de conservação de massa. e. A ação do menino indica o animismo.

0,3 pontos  

PERGUNTA 6 - E NOÇÃO DO OBJETO PERMANENTE

  1. Pepe, de 11 meses de idade, brinca com o pai que se esconde embaixo de um lençol; o menino retira o lençol que esconde seu pai e fica feliz, encontra o pai, fixando o olhar atento sobre ele. De acordo com a teoria de Piaget, Pepe está construindo que noção? a. Noção de descentração. b. Noção de objeto físico. c. Noção de assimilação. d. Noção de acomodação. e. Noção de objeto permanente.

0,3 pontos  

PERGUNTA 7 - C REALISMO INTELECTUAL

  1. Considere o desenho abaixo de Camila (6a) e responda:                                         Tendo em conta o referencial sobre o desenvolvimento do desenho infantil oferecido por Piaget e Luquet, é correto afirmar que o desenho de Camila tem características da fase: a. Realismo fortuito. b. Realismo malsucedido. c. Realismo intelectual. d. Realismo visual. e. Garatujas.

0,3 pontos  

PERGUNTA 8 - A REALISMO FRACASSADO

  1. Professores são orientados acerca das fases da evolução do desenho infantil. Foi solicitado que recolhessem alguns desenhos de seus alunos. Uma professora, bastante aflita, apresenta as produções gráficas de uma aluna Melina (4 anos) que, segundo ela, apresenta sérias dificuldades na alfabetização e seu desenho é uma expressão de seus problemas. A partir da compreensão das fases do desenvolvimento do grafismo, segundo Piaget, bem como dos estudos das fases do desenho de Luquet, você pode concluir que: a. A criança apresenta um atraso no desenvolvimento do grafismo, isso reflete e justifica os problemas identificados pela professora na alfabetização. b. A criança apresenta um desenho na fase do Realismo Fracassado ou Gorado e por isso desenha a figura humana com os braços e as pernas que saem da cabeça. c. A criança está na fase do Realismo Intelectual e por isso deveria desenhar o badameco e não o Badamecogirino, indicando atraso em seu desenvolvimento. d. A criança apresenta um desenho na fase do Realismo, por isso a perda da espontaneidade para desenhar. e. A criança está desenhando garatujas e isso indica um atraso no desenvolvimento gráfico.

0,3 pontos  

PERGUNTA 9 - A - HIPOTÉTICO DEDUTIVO

  1. No estádio operatório formal, a representação permite a abstração total. A criança não se limita mais à representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.  Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como “de grão em grão, a galinha enche o papo”, a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos. (Revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996). De acordo com Piaget, qual a característica do pensamento nessa fase? a. Hipotético dedutivo. b. Indutivo. c. Transdutivo. d. Linear. e. Sincrético.

0,3 pontos  

PERGUNTA 10 - B PRÉ OPERATÓRIO

  1. Sophia disse para sua mãe que queria ir ao banheiro e quando chegou lá ao invés de fazer xixi começou a brincar com água na pia. Sua mãe entranhou a demora e foi verificar o que estava acontecendo. Lá chegando, perguntou: Sophia você está brincando com água? Você fez xixi? E a criança respondeu, correndo na direção do vaso: Eu fazi xixi! De acordo com Piaget, em qual estádio de desenvolvimento essa criança se encontra? a. Sensório-motor. b. Pré-operatório. c. Operações concretas. d. Operações formais. e. Operações lógicas.






______________________________________________________




PSICOLOGIA COSTRUTIVISTA III










Pergunta 1

0,4 em 0,4 pontos

Marcos está na escola brincando com seis carros e quatro motos. Nessa brincadeira, ele é o dono do posto de gasolina e está “abastecendo” os brinquedos. Chega o momento do lanche e a sua professora lhe pede para guardar os brinquedos. Nesse momento, a professora pergunta a ele: - Marcos, você tem mais carros ou mais motos? Marcos lhe responde: - Tenho mais carros, olha! A professora pergunta: - Você tem mais carros, mais motos ou mais brinquedos? Então, Marcos lhe responde: - Eu tenho mais carros, você não está vendo!


Em relação à avaliação do pensamento a partir das provas operatórias, podemos dizer que Marcos apresenta:

Resposta Selecionada:

e.

Pensamento transdutivo e não possui noção de inclusão de classes.

  • 0,4 em 0,4 pontos Maria está brincando com sete rosas e quatro margaridas. Nesse momento, sua mãe lhe pergunta: - Maria, você tem mais rosas, mais margaridas ou mais flores? Maria pensa um pouco, conta, observa e lhe pergunta: - Rosas e margaridas são flores? – A mãe responde: - Sim, rosas e margaridas são flores. Maria responde: então, eu tenho mais flores. Qual é o estádio de desenvolvimento no qual se encontra Maria? Resposta Selecionada: c. Operações concretas.

  • 0,4 em 0,4 pontos A mãe de um menino de 3 anos despeja a mesma quantidade de suco em dois copos de formatos diferentes. Seu filho escolhe o que é mais estreito e fino, em que o líquido atinge um nível mais alto, por acreditar que contém mais suco. De acordo com o desenvolvimento do pensamento lógico, podemos afirmar que nessa situação seu filho apresenta que tipo de pensamento, segundo Piaget? Resposta Selecionada: e. Pensamento intuitivo com primazia da percepção.

  • 0,4 em 0,4 pontos Sobre o método clínico apresentado por Piaget, você e uma professora conversam sobre quais as atividades mais indicadas e qual deveria ser a postura do experimentador ou do aplicador ao trabalhar com o método piagetiano. Para tanto, a psicóloga e a professora decidem analisar um relato, descrito na literatura, sobre o papel do experimentador. A atividade desenvolvida referia-se à inclusão de classes com frutas (4 maçãs e 8 bananas). No decorrer da atividade, o experimentador indagou a criança da seguinte forma: - Ao agrupar todas as frutas, pergunta à criança: - Você não acha que há mais bananas do que frutas nesta cesta? A criança respondeu: Acho. - Por quê? E a criança responde: - Não sei. De acordo com os estudos realizados nessa disciplina, assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada: d. A situação descrita revela um problema na aplicação das provas, relacionado à prática de induzir ou sugerir as respostas desejadas pelo pesquisador.

  • 0,4 em 0,4 pontos Uma psicóloga atende uma mãe muito confusa em como estabelecer os limites em seus filhos. Esta afirma que após assistir a um programa de TV, no qual uma profissional orienta os pais na educação dos filhos, decidiu colocar nas paredes de sua casa um conjunto de regras que os filhos, gêmeos, de 8 anos devem seguir. As regras são: ‘Escovar os dentes após as refeições! Não bater ou chutar o irmão! Não maltratar a ajudante! Não correr pela casa!’. Quando as crianças desrespeitam as regras, são punidas e devem ficar sem brincar. De acordo com a teoria de Piaget, quais são as consequências da punição na conduta moral do sujeito? Resposta Selecionada: b. Reforçam a heteronomia natural da criança, principalmente pela imposição de regras.

  • 0,4 em 0,4 pontos João e Carlos estão brincando com o Jogo de Dominós e demonstram estar interessados, mas sem nenhuma preocupação em vencer. Eles jogam alegremente, sem se darem conta que cada um segue suas próprias regras. Considerando o desenvolvimento moral na criança, podemos afirmar que os meninos se encontram em qual estádio? Resposta Selecionada: b. Heteronomia.

  • 0,4 em 0,4 pontos Maria Olívia é professora do primário e tem percebido que alguns de seus alunos respondem imediatamente às suas perguntas, mas simplesmente repetem os conceitos, não os compreendem de fato, de tal forma que parecem verdadeiros “papagaios”. Outros alunos, ao contrário, respondem tão imediatamente quanto os primeiros, mas percebe-se que realmente entenderam e os conceitos já estão completamente assimilados. Segundo a teoria piagetiana, podemos afirmar que: Resposta Selecionada: a. O primeiro grupo revela crença sugerida e o segundo revela crença espontânea.

  • 0,4 em 0,4 pontos Em uma escola particular está havendo uma reunião para se definir um procedimento único quanto às estratégias que deverão ser utilizadas no sentido de se estabelecer limites para o comportamento dos alunos. Várias são as ideias apresentadas para se encaminhar a questão. Vamos supor que você trabalhe nessa escola, qual seria sua orientação a partir da teoria piagetiana? Resposta Selecionada: d. A obediência obtida através de relações de coação, do respeito unilateral, é uma falsa disciplina que contribui de modo negativo para a formação do caráter do indivíduo, que embota a consciência e a inteligência, que impede o desenvolvimento das potencialidades humanas e a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.

  • 0,4 em 0,4 pontos Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase: O jogo simbólico é _________e surge _______. Resposta Selecionada: a. O jogo simbólico é uma forma de transformar o real em função dos desejos e surge na segunda infância (2-6 anos).

  • 0,4 em 0,4 pontos Cleusa Cristina convidou você para o aniversário de 3 anos de sua filha. Você, estudioso da teoria de Piaget, sabe da importância dos jogos no desenvolvimento infantil, por isso decide comprar um presente que esteja de acordo com a fase que a criança se encontra. Assinale abaixo qual dos brinquedos você daria para a criança. Resposta Selecionada: e. Jogo de fantoches.










1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
EVITAÇÃO

EVITAÇÃO

Comments


bottom of page