S
EGUEM REFERÊNCIAS DE ESTUDOS SOBRE O TEMA:
Como podemos definir o que é um reforço?
O reforço é a consequência de um comportamento que o torna mais ou menos provável. Entendemos então, “reforço” como uma espécie de estímulo em oposição à punição. O reforço positivo usa uma recompensa (estímulo) que visa aumentar um determinado comportamento
O reforço positivo é um dos conceitos consolidados na psicologia comportamental. Ele funciona como um tipo de aprendizado que se baseia na relação entre um determinado comportamento e as consequências que derivam dele. Um reforço positivo eficaz aumenta as chances de uma atitude ser repetida
Ou seja, ele pode ser entendido quando algo que já existe é removido ou muda o comportamento para a melhoria da pessoa. A principal forma de saber se um reforço é negativo é constatar se algo danoso foi removido de uma determinada situação para que haja a mudança comportamental.
Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.
Punição positiva: ocorre a partir da adição de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento desafiador ou menos aceito socialmente. Também conhecida como punição por estimulação contingente.
Punição negativa (penalidade) (também chamada de "punição por retirada contingente") ocorre quando um comportamento (resposta) é seguido pela remoção de um estímulo. Exemplo: tirar o brinquedo de uma criança seguindo um comportamento indesejado por ele, o que resultaria em uma diminuição do comportamento indesejável.
Commentaires