SEGUEM ABAIXO REFERÊNCIAS PARA ESTUDO E PESQUISA
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS?
ADMINISTRAR O RECURSO HUMANO DA EMPRESA
Sendo assim:
Pessoas são recursos?
R: Sim, recursos muito valiosos
Como devemos administrar recursos valiosos?
R: com muita atenção e dedicação
Quais são os riscos e possíveis consequências da má gestão de pessoas?
R: A má gestão de pessoas pode ter consequências negativas para a organização, como:
Queda da produtividade
Falta de engajamento e motivação
Aumento da taxa de absenteísmo
Aumento da rotatividade
Custos substanciais com recrutamento, treinamento e integração de novos funcionários
Conflitos internos, impactos no clima corporativo e demissão disfuncional
Falta de comunicação eficaz
Falta de treinamento e desenvolvimento
Falta de diversidade e inclusão
Não dar feedback aos funcionários
Definição de metas inadequadas
Falha em seguir o cronograma de avaliação de desempenho
Não explicar caminhos claros para a melhoria
Não documentar o processo
Ignorar funcionários problemáticos
Não reconhecer funcionários “Estrelas”
https://www.youtube.com/watch?v=GWa9_2t2Jiw
CONHECIMENTO PROFISSIONAL - CAPITAL INTELECTUAL
Por esse novo modelo, os profissionais que detêm o conhecimento requerido para processar as tecnologias inovadoras estão em constante processo de evolução e adquirem valor extremamente alto no mercado. “Atualmente as ações da Microsoft, Apple e Google são valorizadas peloque estána mentede seusprofissionais,seucapitalintelectual.”Pereira(2014, p.3)
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS = SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES
CONSEQUÊNCIAS: NÃO ATINGIR SEUS OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS
GESTÃO DE PESSOAS / RH
PESSOAS SÃO PARCEIROS OU RECURSOS?
https://www.youtube.com/watch?v=ZU12mCsT6Bs
https://www.youtube.com/watch?v=ZU12mCsT6Bs
https://www.youtube.com/watch?v=ZU12mCsT6Bs
PESSOAS SÃO PARCEIROS OU RECURSOS?
FONTE: APOSTILA SESTSENAT
Gestão de pessoas: aspectos fundamentais
A gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visam desenvolver e motivar os colaboradores de uma empresa. Os seus fundamentos são baseados em cinco ações: Motivação, Comunicação, Trabalho em equipe, Possibilidade de crescimento e desenvolvimento.
Segundo Westerman (2016), são três as ações gerenciais necessárias para envolver as pessoas nesse novo momento de transformação digital:
•Conecte a organização: interligue a organização, utilizando tecnologia digital de forma que todos possam se manifestar.
•Encoraje: dê abertura para que ocorram conversas abertas, facilitando o diálogo estratégico.
•Aplique o conceito de crowdsourcing: dê oportunidade para que os colaboradores atuem como coautores das soluções.
AS PESSOAS SÃO IMPORTANTES PARA A EMPRESA?
SEGUE A DICA:
CONFORME O VÍDEO, 3 ITENS COLABORAM NA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA AS EMPRESAS:
AUTONOMIA
DOMÍNIO
PROPÓSITO
Gestão de pessoas que enfatiza a autonomia, o domínio e o propósito busca motivar os indivíduos a se tornarem mais responsáveis por suas próprias tarefas e decisões. Isso contrasta com modelos de gestão mais tradicionais que procuram motivadores externos. A autonomia permite que os colaboradores sintam-se mais satisfeitos e engajados, enquanto o domínio e o propósito ajudam a elevar a produtividade e a satisfação no trabalho. É essencial que as empresas promovam um ambiente onde esses elementos se destacam para alcançar uma equipe mais eficaz.
https://www.youtube.com/watch?v=KsJMwYKEhw8
RESUMO
As organizações encontram-se conectadas, expandindo e acelerando o processo da informação, do conhecimento, da comunicação, do trabalho e da inovação.
As organizações estãoinserindo novas capacidades, novas maneiras de trabalhar e novos comportamentos, tornando-se fundamental obter a adesão de todas as pessoas que integramostimes de trabalho
Interligue a organização, utilizando tecnologia digital de forma que todos possam semanifestar.
Dê abertura para que ocorram conversas abertas, facilitando o diálogo estratégico.
Aplique o conceitode crowdsourcing:dêoportunidadepara queoscolaboradoresatuem como coautores dassoluções
Gerir as pessoas, trazendo maior envolvimento, comprometimento e adesão de forma global, bem como de conversas transparentes para solucionar problemas da organização
Gerir pessoas no trabalho administrando seu potencial criativo e produtivo, sua capacidade de aprender e de colaborar
Encorajar o diálogo franco e a adoção de novas formas de trabalho, os executivos devem liderar através do seu próprio exemplo— devem atuar como um modelodeconduta.
Liderar um processo de gestão de pessoas com foco na educação corporativa e na valorização do perfil de cada profissional transforma a equipe organizacional em um time com metas e resultadosfocados na visão, missão e objetivos estratégicos que, naturalmente, irá conduzir a organizaçãoaum lugar dedestaque.
Agestão de pessoas é de competência tanto de um setor específico como do Recursos Humanos (RH) da organização, assim como dos gestores em todos os níveis,
Considerar aspessoas como fontes de vantagem competiti- va
dando oportunidade para que colaborem na diminuição de
custos eda inovação.
Reconhecer os talentos raros quanto às competências, conhecimentos ehabilidades.
Manter times selecionados e motivados valorizando suas
contribuições.
Realizar novos projetos e tarefas com o uso do trabalho em
equipe e da cooperação.
------------
A Teoria das Relações Humanas,
também conhecida como Escola das Relações Humanas, é uma corrente administrativa que se foca nas pessoas e nas relações no ambiente de trabalho.
A teoria surgiu nos Estados Unidos, a partir das Experiências de Hawthorne, conduzidas por
Elton Mayo e Fritz J. Roethlisberger na década de 1920. O objetivo era estudar o comportamento dos funcionários da Hawthorne, uma empresa de fabricação de equipamentos telefônicos, para identificar a relação entre a iluminação e a eficiência dos operários.
A Teoria das Relações Humanas tem as seguintes características:
Valoriza os trabalhadores e preocupa-se com o seu bem-estar
Enfatiza a importância de considerar as necessidades sociais dos empregados, além das físicas
Considera que os objetos e eventos do ambiente de trabalho devem ser interpretados como portadores de valores sociais
Busca humanizar e democratizar a administração, deixando de lado a rigidez da Escola Clássica
Enfatiza as pessoas como o principal ingrediente do sucesso de uma organização
Busca qualidades de liderança nos supervisores, para que consigam influenciar os liderados e motivar-os
O CAPITAL INTELECTUAL ENGLOBA O CAPITAL HUMANO?
Sim, o capital humano é um dos componentes do capital intelectual:
Capital humano: Conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências, atitudes e bons julgamentos dos colaboradores
Capital intelectual: Soma do capital humano com o capital estrutural e o capital de marca
O capital intelectual é um conceito mais amplo que o capital humano, pois engloba também informações coletadas e armazenadas pela empresa, como bancos de dados, processos, metodologias e patentes.
O capital intelectual é um ativo imaterial que pode contribuir para a geração de valor da empresa, se for bem administrado. Ele está diretamente relacionado à capacidade da empresa de inovar e gerar conhecimentos que influenciam os resultados.
Para medir o valor do capital intelectual, é possível analisar os indicadores ligados aos três principais elementos que o compõem: capital humano, estrutural e de marca.