SEGUEM REFERÊNCIAS DE ESTUDO
QUESTÕES PARA PROVA FINAL
Sobre os métodos de controle de estoques PEPS e UEPS, assinale a alternativa correta:
a) O método PEPS tende a subestimar o lucro líquido em períodos de inflação.
b) O método UEPS tende a superestimar o valor do estoque final em períodos de inflação.
c) O método PEPS é mais adequado para produtos perecíveis.
d) O método UEPS é aceito para fins tributários no Brasil.
Uma empresa utiliza o método PEPS para avaliar seus estoques. Considere as seguintes movimentações:
Compra de 150 unidades a R$ 20,00 cada.
Compra de 250 unidades a R$ 22,00 cada.
Venda de 300 unidades a R$ 30,00 cada.
Qual será o valor do estoque final utilizando o método PEPS?
a) R$ 2.200,00b) R$ 4.400,00c) R$ 5.500,00d) R$ 6.600,00
Vamos resolver o problema passo a passo utilizando o método PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair):
Compras:
150 unidades a R$ 20,00 cada = R$ 3.000,00
250 unidades a R$ 22,00 cada = R$ 5.500,00
Vendas:
Total de unidades vendidas: 300 unidades
Cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) pelo método PEPS:
As primeiras 150 unidades vendidas são da primeira compra (150 unidades a R$ 20,00 cada):
150 unidades x R$ 20,00 = R$ 3.000,00
As próximas 150 unidades vendidas são da segunda compra (150 unidades a R$ 22,00 cada):
150 unidades x R$ 22,00 = R$ 3.300,00
Total do CMV = R$ 3.000,00 + R$ 3.300,00 = R$ 6.300,00
Cálculo do Estoque Final:
Após a venda de 300 unidades, restam 100 unidades da segunda compra (250 unidades - 150 unidades vendidas):
100 unidades x R$ 22,00 = R$ 2.200,00
Portanto, o valor do estoque final utilizando o método PEPS é de R$ 2.200,00.
1. O profissional que conhece o Sistema Nacional de Trânsito e suas legislações tem melhores condições de gerenciar uma frota de veículos, orientar e definir treinamentos necessários, tomar decisões sobre rotas e as diversas atividades administrativas e operacionais relacionadas com a participação da empresa no trânsito.
( ) Não concordo ( ) Concordo
12. Comente sobre o Cabrobó:
R:
2. O setor de transportes é responsável por todo o trajeto dos produtos, desde a saída dos fornecedores até a entrega à empresa compradora ou ao consumidor final, ampliando a atividade econômica, pela otimização de rotas e recursos, quebrando barreiras e superando fronteiras.
Sobre o setor de transportes no Brasil, avalie as alternativas abaixo.
I. O país tem predominância de seu transporte de cargas por meio de ferrovias, reduzindo o custo de transporte.
II. O transporte hidroviário é o principal responsável na ligação entre fabricantes, produtores e indústrias com distribuidores e consumidores finais no segmento de alimentos.
III. A grande vantagem do transporte rodoviário está na facilidade de se chegar a qualquer ponto do território nacional, com poucas exceções.
É CORRETO o que se afirma em:
3. O transporte intermodal é uma combinação de diferentes tipos de transporte, em que contratos distintos são desenvolvidos de forma unilateral, envolvendo as empresas responsáveis pelo transporte. (PAOLESCHI, 2011). ( ) Certo ( ) Errado
12. Qual empresa é uma mãe e está contratando todos os alunos do curso técnico?
R:
4. Para Nogueira (2012), o transporte multimodal é um modo de transporte de produto entre remetente e destinatário que utiliza os vários modais existentes, sendo único responsável pelo transporte. ( ) Certo ( ) Errado
5. Defina a ordem dos custos logísticos divididos por setores:
( ) Serviços Portuários ( ) Custos Administrativos
( ) Distribuição Urbana ( ) Armazenagem ( ) Transportes de longa distâncias ( ) Outros
6. Pensando na correta identificação da rota em processos de roteirização, quais os diversos nomes relacionados aos diversos trechos da BR-116:
R:
7. Explique o que é um Centro de Distribuição (CD):
R:
12. Qual é o principal intrumento musical do Marcelo?
R:
8. Quais são os principais documentos relacionados ao transporte de carga:
R:
9. No transporte de combustível, quais são os principais órgãos relacionados a documentação?
R:
10. Para definir os veículos corretos com suas as atividades corretas, conforme a capacidade e outras características, defina agora os veículos abaixo conforme, número de eixos e capacidade de peso:
a) Rodotrem:
b) Bitrem Articulado:
c) Treminhão:
d) Truck:
c) Toco:
d) VUC:
11. Qual a definição de VUC e suas vantagens?
R:
12. Sobre contêineres, transportados por diversos modais de transportes, explique TEU:
R:
10. Qual é o verdadeiro no me do Alfredo?
R:
13. Sobre transporte aquaviário, explique os termos abaixo:
a) Calado do navio:
b) ANTAQ:
c) Cabotagem:
d) Autoridade Portuária:
e) Lei 8.630/93:
f) Anteporto:
g) Retroporto:
h) Estivador:
i) Berço:
j) Peação:
14. Explique duas classificações das atividades logísticas:
a) Atividades Primárias
c) Atividades Secundárias
15. Defina o percentual de acordo com volume de carga:
a) Rodoviário:
b) Ferroviário:
c) Aquaviário:
d) Dutoviário:
16. Relacione as oportunidades para o setor de transporte no Brasil com seus respectivos nomes
a) Inovação - b) Mobilidade urbana - c) Verticalização do transporte
( ) A mobilidade urbana exige meios de transportes flexíveis, adaptáveis aos grandes centros urbanos, como forma de dar mais agilidade e flexibilidade. Assim, novas alternativas de transporte para o trânsito serão muito oportunas e atenderão uma demanda que só cresce, exigindo cada vez mais soluções em mobilidade.
( ) A agregação de outros serviços para o cliente – como armazenagem, distribuição, a própria logística reversa (retorno de embalagens e/ou produtos), processamento de pedidos para o e-commerce - que podem levar para o mercado mais soluções integradas no que somente um serviço de transporte de carga.
( ) Pensar em inovar é pensar em novas tecnologias que possam automatizar determinados serviços e processos, como a própria condução do veículo do transporte, para aumentar a eficiência, agilidade segurança e economia dos gastos associados, e que proporcionem uma experiência sem igual para o cliente. A cultura da inovação é sempre bem-vinda e reflete em disponibilizar ao mercado um serviço diferenciado
Qual é o principal objetivo da logística de distribuição?
Resposta: O principal objetivo é garantir que os produtos sejam entregues ao cliente final de forma eficiente, no tempo certo e com o menor custo possível.
O que é gestão de inventário?
Resposta: É o processo de controlar e gerenciar os estoques de produtos, assegurando que haja a quantidade certa de produtos disponíveis para atender à demanda sem excessos.
Quais são os principais modos de transporte utilizados na distribuição?
Resposta: Os principais modos incluem transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, cada um com suas vantagens e desvantagens em termos de custo e tempo.
O que é logística reversa?
Resposta: É o processo de movimentação de produtos de volta ao ponto de origem, geralmente para devoluções, reciclagem ou descarte.
Os canais de distribuição são essenciais para levar produtos do fabricante ao consumidor final. Considere as seguintes afirmativas sobre os tipos de canais de distribuição:
I. A distribuição intensiva visa colocar os produtos em todos os pontos de venda possíveis, maximizando a disponibilidade para os consumidores.
II. A distribuição seletiva envolve a escolha de um número limitado de intermediários que possuem a capacidade de vender o produto de forma eficaz.
III. A distribuição exclusiva limita o número de intermediários, geralmente a um por área geográfica, garantindo um controle maior sobre a marca e o serviço prestado.
IV. A distribuição direta elimina intermediários, permitindo que o fabricante venda diretamente ao consumidor final.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS
26/11/24
"Dividir conhecimento é muito importante, criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção é fundamental. Trabalhamos juntos para que estes fundamentos técnicos se transformem em sonhos realizados"
Um dos principais benefícios do transporte intermodal é a maior flexibilidade. Isso se deve ao fato de que diferentes modos de transporte (como rodoviário, ferroviário e marítimo) podem ser combinados para otimizar a logística. Aqui estão alguns outros benefícios:
Redução de Custos: O uso de diferentes modos pode resultar em economias significativas, especialmente em longas distâncias.
Menos Danos aos Produtos: O transporte intermodal pode minimizar o manuseio, reduzindo o risco de danos durante o transporte.
Eficiência no Tempo de Entrega: A combinação de modos pode acelerar o processo de entrega, aproveitando as vantagens de cada um.
A diferença entre transporte intermodal e multimodal está principalmente na documentação e na responsabilidade pela carga. Aqui estão os principais pontos que destacam essas diferenças:
Transporte Intermodal
Documentação: Cada trecho do transporte é acompanhado por um documento separado. Isso significa que, sempre que há uma troca de modal (por exemplo, de caminhão para navio), um novo contrato é gerado.
Responsabilidade: A responsabilidade é dividida entre os transportadores de cada modal. Cada transportador é responsável apenas pelo trecho que está realizando.
Transporte Multimodal
Documentação: Utiliza um único documento, o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC), que cobre toda a operação, independentemente dos modais utilizados.
Responsabilidade: Um único operador, conhecido como Operador de Transporte Multimodal (OTM), assume a responsabilidade total pela carga durante todo o trajeto, independentemente das mudanças de modal.
Resumo
Intermodal: Vários documentos e responsabilidades divididas.
Multimodal: Um único documento e responsabilidade centralizada.
Essas diferenças impactam diretamente na gestão logística e na escolha do método mais adequado para o transporte de mercadorias.
1. Qual é o principal objetivo do transporte de materiais?
A) Reduzir custos
B) Aumentar a produção
C) Melhorar a qualidade do produto
D) Facilitar a comunicação
2. Qual dos seguintes modos de transporte é mais rápido?
A) Transporte rodoviário
B) Transporte ferroviário
C) Transporte aéreo
D) Transporte marítimo
3. O que é logística reversa?
A) Transporte de materiais para o cliente
B) Retorno de produtos para o fabricante
C) Armazenamento de produtos
D) Distribuição de produtos em novos mercados
4. Qual é um benefício do transporte intermodal?
A) Menor custo de combustível
B) Maior flexibilidade
C) Redução do tempo de entrega
D) Menos danos aos produtos
5. O que é um centro de distribuição?
A) Um local de produção
B) Um armazém para estocagem e distribuição
C) Um ponto de venda
D) Um escritório de logística
6. Qual é a função do gerenciamento de cadeia de suprimentos?
A) Aumentar a produção
B) Coordenar o fluxo de materiais e informações
C) Reduzir o número de funcionários
D) Melhorar a comunicação interna
7. Qual é um desafio comum na distribuição de materiais?
A) Aumento da demanda
B) Falta de tecnologia
C) Congestionamento de tráfego
D) Melhoria da qualidade
8. O que é um sistema de rastreamento de transporte?
A) Um método de armazenamento
B) Uma ferramenta para monitorar a localização de produtos
C) Um tipo de embalagem
D) Um software de contabilidade
9. Qual é a importância do planejamento de transporte?
A) Reduzir custos operacionais
B) Aumentar a quantidade de produtos
C) Melhorar a satisfação do cliente
D) Todas as anteriores
10. O que é "just-in-time" na logística?
A) Produção em massa
B) Entrega de materiais exatamente quando necessário
C) Armazenamento excessivo de produtos
D) Transporte de produtos em grandes quantidades
TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS
19/11/24
PEPS, UEPS, MÉDIA PONDERADA
1. PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)
Definição: Este método, também conhecido como FIFO (First In, First Out), determina que os primeiros produtos a entrarem no estoque são os primeiros a serem vendidos.
Vantagens:
Redução de perdas: Ideal para produtos perecíveis, pois garante que os itens mais antigos sejam vendidos primeiro.
Custo real: Reflete melhor o custo atual dos produtos, já que os preços mais antigos são utilizados nas vendas.
Exemplo: Se uma loja compra 100 unidades de um produto a R$10,00 e depois mais 100 a R$11,00, ao vender 150 unidades, as primeiras 100 vendidas terão o custo de R$10,00 e as 50 restantes, R$11,00.
2. UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair)
Definição: Também conhecido como LIFO (Last In, First Out), este método considera que os últimos produtos a entrarem no estoque são os primeiros a serem vendidos.
Vantagens:
Ajustes rápidos: Permite uma melhor adaptação a mudanças de preços, já que os custos mais recentes são utilizados nas vendas.
Estimativas precisas: Pode ser mais adequado para setores onde os preços flutuam rapidamente.
Desvantagens: No Brasil, o UEPS não é aceito para fins fiscais, pois pode levar a uma supervalorização dos estoques e redução do lucro tributável.
Exemplo: Se uma empresa compra 100 unidades a R$15,00 e depois 100 a R$17,00, ao vender 150 unidades, as primeiras 100 vendidas terão o custo de R$17,00 e as 50 restantes, R$15,00.
3. Média Ponderada
Definição: Este método calcula o custo médio dos produtos em estoque, somando os custos de aquisição e dividindo pelo número total de unidades.
Vantagens:
Simplicidade: Fácil de implementar e entender, pois não depende da ordem de entrada dos produtos.
Estabilidade: O custo médio suaviza as flutuações de preço, proporcionando uma visão mais equilibrada dos custos.
Exemplo: Se uma empresa compra 100 unidades a R$20,00 e 50 a R$25,00, o custo médio seria calculado como ((R$2000 + R$1250) / 150 = R$21,67) por unidade.
Considerações Finais
Cada método tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do mais adequado depende do tipo de produto, da estratégia de negócios e das exigências fiscais. O PEPS é frequentemente preferido no Brasil devido à sua aceitação fiscal, enquanto o UEPS pode ser útil em outros contextos, e a Média Ponderada oferece uma abordagem equilibrada.
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SISTEMAS DE INVENTÁRIO
1. Sistema de Inventário Perpetuo ou Permanente
Descrição: Atualiza os registros de estoque em tempo real, sempre que há uma entrada ou saída de produtos. Isso permite um controle contínuo e preciso do inventário.
Vantagens: Proporciona informações atualizadas, facilitando a tomada de decisões e a identificação de discrepâncias rapidamente.
2. Sistema de Inventário Periódico
Descrição: O estoque é atualizado em intervalos regulares, geralmente no final de um período contábil. A contagem física é realizada para verificar as quantidades disponíveis.
Vantagens: É mais simples e pode ser adequado para empresas com menos produtos ou menor volume de vendas.
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O método PVPS, que significa Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair (ou FEFO - First Expire, First Out), é uma estratégia de gestão de estoque focada em produtos que possuem data de validade. Aqui está uma explicação detalhada sobre o controle de estoque utilizando o PVPS:
O que é PVPS?
Definição: O PVPS prioriza a saída dos produtos que estão mais próximos da data de vencimento, independentemente de quando foram adquiridos. Isso é crucial para evitar perdas e desperdícios, especialmente em setores que lidam com produtos perecíveis, como alimentos e medicamentos.
Vantagens do PVPS
Redução de Desperdício: Ao garantir que os produtos mais próximos do vencimento sejam utilizados primeiro, o método ajuda a minimizar perdas financeiras e de recursos.
Melhoria na Qualidade: Produtos com datas de validade mais longas permanecem em estoque, garantindo que os clientes recebam itens frescos e de qualidade.
Eficiência Operacional: Facilita a organização do estoque, pois os itens são dispostos de forma a facilitar o acesso e a identificação dos produtos que precisam ser utilizados primeiro.
Implementação do PVPS
Controle Rigoroso: É necessário um sistema de controle eficiente, que pode incluir:
Etiquetas de Cores: Utilizar etiquetas coloridas para identificar rapidamente os produtos com diferentes datas de validade.
Software de Gestão: Implementar um software que ajude a monitorar as datas de validade e a movimentação dos produtos.
Organização Física: Dispor os produtos de forma que os itens com vencimento mais próximo fiquem na frente, facilitando o acesso.
Exemplo Prático
Imagine uma farmácia que recebe um lote de vacinas. Se uma vacina tem um vencimento em 30 dias e outra em 60 dias, a vacina com 30 dias deve ser administrada primeiro, mesmo que tenha chegado depois da outra. Isso garante que não haja desperdício e que os pacientes recebam vacinas dentro do prazo.
Considerações Finais
O PVPS é uma metodologia essencial para empresas que lidam com produtos perecíveis, pois ajuda a manter a eficiência e a qualidade do estoque. A implementação adequada desse método pode resultar em economias significativas e na satisfação do cliente.
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1. O que significa PEPS?
Resposta: PEPS significa "Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair" (FIFO). Este método determina que os primeiros produtos a serem adquiridos são os primeiros a serem vendidos.
2. Quais são as vantagens do método PEPS?
Resposta: As principais vantagens incluem a redução de perdas em produtos perecíveis, melhor controle de qualidade e uma representação mais precisa dos custos de estoque.
3. O que significa UEPS?
Resposta: UEPS significa "Último a Entrar, Primeiro a Sair" (LIFO). Nesse método, os últimos produtos adquiridos são os primeiros a serem vendidos.
4. Quais são as desvantagens do método UEPS?
Resposta: O UEPS pode levar a uma supervalorização dos estoques e não é aceito para fins fiscais no Brasil, o que pode resultar em complicações contábeis.
5. Como funciona a Média Ponderada?
Resposta: A Média Ponderada calcula o custo médio dos produtos em estoque, somando os custos de aquisição e dividindo pelo número total de unidades disponíveis.
6. Quais são as vantagens da Média Ponderada?
Resposta: Este método é simples de implementar e suaviza as flutuações de preço, proporcionando uma visão mais equilibrada dos custos.
7. Em que situações o PEPS é mais utilizado?
Resposta: O PEPS é frequentemente utilizado em indústrias que lidam com produtos perecíveis, como alimentos e medicamentos, onde a data de validade é crucial.
8. Quando é mais apropriado usar o UEPS?
Resposta: O UEPS pode ser mais apropriado em setores onde os preços dos produtos estão aumentando rapidamente, pois permite que os custos mais altos sejam reconhecidos primeiro.
9. Como a escolha do método de avaliação de estoque afeta os resultados financeiros?
Resposta: A escolha do método pode impactar o custo das mercadorias vendidas (CMV) e, consequentemente, o lucro tributável, afetando a carga tributária da empresa.
10. Qual método é mais comum no Brasil?
Resposta: O método PEPS é o mais comum no Brasil, especialmente devido à sua aceitação fiscal e à necessidade de controlar produtos perecíveis.
Essas perguntas e respostas oferecem uma visão geral dos métodos de controle de estoque. Se precisar de mais detalhes ou exemplos específicos, estou aqui para ajudar!
A relação entre o controle de estoque e os métodos contábeis é fundamental para a gestão eficiente de uma empresa. Aqui estão alguns pontos-chave que explicam essa conexão:
1. Impacto nos Relatórios Financeiros
O controle de estoque afeta diretamente os relatórios financeiros. Um estoque bem gerido garante que as informações sobre ativos e passivos sejam precisas, o que é crucial para a elaboração de balanços e demonstrações de resultados.
2. Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
Os métodos contábeis, como PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) e UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair), influenciam o cálculo do CMV. A escolha do método pode alterar significativamente o lucro tributável e, consequentemente, a carga tributária da empresa.
3. Avaliação de Estoques
A avaliação de estoques é uma exigência contábil. Métodos como a média ponderada ou PEPS são utilizados para determinar o valor dos estoques, que deve ser refletido nos registros contábeis. Isso é essencial para a apuração correta dos impostos.
4. Gestão de Custos
Um controle de estoque eficiente ajuda a identificar produtos com alta rotatividade e aqueles que geram custos excessivos. Isso permite que a contabilidade forneça informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.
5. Conformidade Fiscal
As empresas precisam manter registros precisos de seus estoques para atender às exigências fiscais. Um controle de estoque inadequado pode levar a erros na declaração de impostos e a penalidades.
6. Tomada de Decisões
A contabilidade fornece dados que ajudam os gestores a tomar decisões informadas sobre compras, produção e vendas. Um controle de estoque eficaz, aliado a uma boa contabilidade, permite uma análise mais precisa das operações da empresa.
Conclusão
Em resumo, o controle de estoque e os métodos contábeis estão interligados, pois um bom gerenciamento de estoques não apenas melhora a eficiência operacional, mas também assegura a precisão nas informações financeiras e fiscais da empresa. Isso é vital para a saúde financeira e o crescimento sustentável do negócio.
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As principais exigências fiscais para o controle de estoque são fundamentais para garantir a conformidade legal e a eficiência na gestão empresarial. Aqui estão algumas das mais relevantes:
1. Bloco K
Descrição: O Bloco K é parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e exige que as empresas registrem todas as movimentações de estoque, incluindo entradas e saídas de produtos. Isso permite ao fisco monitorar a produção e o controle de estoques de forma mais eficaz
.
2. Inventário Anual
Descrição: As empresas devem realizar um inventário físico de seus estoques pelo menos uma vez ao ano. Esse inventário deve ser documentado e refletir a quantidade real de produtos disponíveis
.
3. Escrituração do Livro Inventário
Descrição: Empresas optantes pelo Lucro Presumido e Microempresas devem manter um Livro Inventário, que deve ser atualizado anualmente, geralmente em 31 de dezembro. Já as empresas do Lucro Real devem fazer isso ao final de cada período de apuração
.
4. Cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
Descrição: O método de avaliação de estoque (como PEPS ou Média Ponderada) deve ser escolhido de acordo com a legislação fiscal, pois impacta diretamente o cálculo do CMV e, consequentemente, a base de cálculo do imposto de renda
.
5. Relatórios Fiscais
Descrição: As empresas devem preparar relatórios que detalhem as movimentações de estoque e os valores correspondentes, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis para auditorias fiscais
.
6. Conformidade com a Lei 6.404/1976
Descrição: Essa lei estabelece normas sobre a contabilidade das empresas, incluindo a necessidade de manter registros precisos sobre estoques, que devem ser refletidos nas demonstrações financeiras
.
7. Documentação de Compras e Vendas
Descrição: É necessário manter registros detalhados de todas as notas fiscais de compra e venda, que devem ser compatíveis com os dados registrados no controle de estoque
.
8. Controle de Produtos Perecíveis
Descrição: Para produtos com data de validade, as empresas devem garantir que o controle de estoque priorize a saída dos itens que estão mais próximos do vencimento, conforme o método PVPS (Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair) para evitar perdas
.
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Qual é o principal objetivo da logística de distribuição?
Resposta: O principal objetivo é garantir que os produtos sejam entregues ao cliente final de forma eficiente, no tempo certo e com o menor custo possível.
O que é gestão de inventário?
Resposta: É o processo de controlar e gerenciar os estoques de produtos, assegurando que haja a quantidade certa de produtos disponíveis para atender à demanda sem excessos.
Resposta: Os principais modos incluem transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, cada um com suas vantagens e desvantagens em termos de custo e tempo.
O que é logística reversa?
Resposta: É o processo de movimentação de produtos de volta ao ponto de origem, geralmente para devoluções, reciclagem ou descarte.
Como a tecnologia impacta a logística de distribuição?
Resposta: A tecnologia melhora a eficiência através de sistemas de rastreamento, automação de armazéns e softwares de gestão que otimizam rotas e estoques.
Qual é a importância da previsão de demanda na logística?
Resposta: A previsão de demanda é crucial para planejar a produção e o estoque, evitando faltas ou excessos de produtos.
O que é um centro de distribuição (CD)?
Resposta: Um CD é uma instalação onde os produtos são recebidos, armazenados e redistribuídos para os clientes ou pontos de venda.
Quais são os desafios comuns na logística de distribuição?
Resposta: Os desafios incluem a gestão de custos, a variabilidade na demanda, problemas de transporte e a necessidade de atender a prazos rigorosos.
O que significa "just-in-time" na logística?
Resposta: É uma estratégia que visa reduzir o estoque ao mínimo necessário, entregando os produtos exatamente quando são necessários na produção ou para o cliente.
Como a sustentabilidade é considerada na logística de distribuição?
Resposta: A sustentabilidade é integrada através da otimização de rotas para reduzir emissões, uso de embalagens recicláveis e práticas de transporte mais ecológicas.
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12/11/2024
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1 - EXPLIQUE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
2 - QUAIS SÃO OS TIPOS DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO?
3 - PESQUISE EXEMPLOS DE EMPRESAS E SEUS TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO.
A distribuição física é uma atividade essencial para as empresas, pois é responsável por movimentar os produtos e garantir que cheguem ao consumidor final de forma satisfatória.
As atividades da distribuição física incluem: Armazenagem, Movimentação de materiais, Empacotamento de proteção, Controle de estoque, Fretamento do transporte.
A distribuição física deve garantir que os produtos cheguem em boas condições, no prazo e a preços competitivos.
Canal de nível 0: Nesse Canal as empresas conversam diretamente com o consumidor, excluindo distribuidoras, atacados ou mesmo varejo. Esse nível de canal é utilizado com o canal de distribuição, é do tipo híbrido, algumas empresas defendem esse nível de canal dizendo que assim as empresas ficam mais próximas ao seu cliente, mas claro, não consideram o alto custo de manutenção, levando em consideração que o mix de produtos oferecidos tem que ser grande para se manter competitivo arcar com custos de marketing armazenagem e venda.
Canal de Nível 1: Um grande distribuidor, que passa a fazer a parte de distribuição e venda, e nesse caso, pode vender não só como atacado, mas como varejo, pois a fábrica vende o seu produto e a propriedade passa a ser do distribuidor, que vai escolher os seus clientes. Uma tendência crescente são os atacarejos que atendem tanto atacado quanto varejo.
Canal de Nível 2: A Indústria repassa aos seus distribuidores que irão repassar para o varejo exclusivamente, que por sua vez atende o cliente final, nesse caso os direitos do produto também são repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo para que possa fazer a distribuição, vale salientar que os custeios de promoção de vendas desse produto também passa a ser responsabilidade do distribuidor, bem como a do varejista, que como detém a propriedade do produto passa a ter interesse em vender o mais rápido possível, já que estoque é dinheiro parado.
Canal de Nível 3: O canal é o mais tradicional de todos, pois envolve distribuidor, representante, varejo e cliente, sendo assim as responsabilidades de vendas e distribuição (bem como marketing) é divido pelos membros do canal, o que faz com que esse custo seja embutido no produto, muitas vezes chega a corresponder a 25% do produto.
Quando observamos os níveis de canais bem como o tipo de canais, notamos que é sem a menor sombra de dúvidas um dos setores mais complexos e importantes de se estudar para não errar na hora de escolher e executar a distribuição, afinal:
“A Vantagem competitiva de uma empresa pode estar na forma de distribuir, na maneira com que faz o produto chegar rapidamente á gondola, na qualidade do seu transporte e na eficiência de entrega de um material a um fabricante” (BERTAGLIA, 2010).
REFERÊNCIAS DE LEITURAS INTERRESSANTES:
CADEIA LOGÍSTICA DA NESTLÊ
https://www.nestle.com.br/anestle/cadeia-de-logistica
INDIDICADORES DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Sem indicadores-chave de performance (KPIs), não há como medir o sucesso de um canal de distribuição.
Alguns dos mais relevantes são:
Tempo Médio de Atendimento (TMA)
Tempo em trânsito
On Time e In Full (OTIF)
Giro de estoque
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
VÍDEO SOBRE SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
https://www.youtube.com/watch?v=S4zSX5mvtqU
https://www.youtube.com/watch?v=zqijg2YIEgQ
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29/10/2024 - 05/11/2024
SISCOMEX
1 - Quais são órgãos responsáveis pela gestão do Siscomex?
2 - Quais são os outros órgãos com responsabilidades de anuir no Siscomex?
3 - Quais são os documentos eletrônicos registrados no Siscomex?
4 - Explique Radar Siscomex e suas modalidades.
5 - Em que consiste a Declaração de importação?
6 - Quando a licença de importação é necessária?
7 - Qual o significado de Siscomex e suas vantagens?
8 - Explique o que é Logística?
9 - Comente sobre o problema do Caixeiro-Viajante e cite os princípios para uma boa roteirização.
10 - Quais são os tipos de distribuição?
MATERIAL PLATAFORMA A SEST SENAT
https://www.gov.br/siscomex/pt-br
https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/
https://www1.siscomex.receita.fazenda.gov.br/siscomexImpweb-7/login_cert.jsp
https://www4.receita.fazenda.gov.br/g33159/jsp/logon.jsp
https://www.youtube.com/watch?v=0VQufE4Clz8
https://www.youtube.com/watch?v=rX624Zmd8BI
https://www.youtube.com/watch?v=W8YhpomOts0
https://www.youtube.com/watch?v=T2Je0ZPbRhM
VÍDEO AULAS
https://www.youtube.com/watch?v=Fq4pdT5FhhI&list=PL87F2947069D4C1F1&index=6
https://www.youtube.com/watch?v=Y3y7ZEW-nF8&list=PL87F2947069D4C1F1&index=5
https://youtu.be/lGjmMtTNDzA?t=166
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ACESSE O FORMULÁRIO E EXPLIQUE OS TERMOS CONFORME A AULA
TECNOLOGIA NO GERENCIAMENTO DE FROTAS - 15/10/24
QUAIS OS OBJETIVOS NO USO DA TECNOLOGIA NO GERENCIAMENTO DE FROTAS?
REDUÇÃO DE CUSTOS - DIMINUIR PRAZOS E FALHAS
OTIMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES - FUNÇÕES AUTOMÁTICAS E INTEGRADAS
UTILIZAÇÃO DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO - REGISTROS E INTERPRETAÇÃO
PADRONIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS - PROCEDIMENTOS
CONTROLE DAS ATIVIDADES - FISCALIZAÇÃO EM TEMPO REAL
COMUNICAÇÃO INTEGRADA - CLIENTE E CARGA
SOFTWARES:
SISTEMAS INTEGRADOS
WMS
TMS
BUSINESS INTELIGENCE - POWER BI
TIPOS DE OPERAÇÃO
IMPORTAR, SALVAR ARQUIVOS
EDIÇÃO DOS ARQUIVOS
CONFIGURAÇÕES DE CADA PONTO DE PARADA, PRODUTO, QUANTIDADE
PLANEJAMENTO, ORDEM DOS PONTOS DE PARADA
VERIFICAÇÃO
CRIAÇÃO DE ROTAS MANUALMENTE
IMPRESSÃO DOS ROMANEIOS
TIPOS DE ROTEIRIZADORES
EDI - TROCA DE DADOS ENTRE PARTICIPANTES DA LOGÍSTICA
O EDI, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, é uma tecnologia que permite a troca de informações entre empresas e parceiros comerciais de forma eletrônica e padronizada. No setor logístico, o EDI é muito utilizado para automatizar processos, reduzir custos, agilizar entregas e melhorar a comunicação entre as empresas.
TECNOLOGIA VEÍCULAR
TREINAMENTOS MERCEDES BENS
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08/10/24
TECNOLOGIA DE ROTEIRIZAÇÃO
EXPLIQUE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
EXPLIQUE TECNOLOGIA DE ROTEIRIZAÇÃO
QUAIS OS TIPOS DE ROTEIRIZAÇÃO
EXPLIQUE ROTEIRIZAÇÃO
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ROTEIRIZAÇÃO
QUAIS OS FATORES DEVEM SER CONSIDERADOS?
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LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO
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BASEADO NO MATERIAL COMPLEMENTAR, RESPONDA E COMPLETE:
1 - É preciso configurar os mercados e indústrias almejados, levando em consideração...
2 - Conforme citado no texto explique cooperação.
3 - Conforme o texto, explique QUALIDADE
4 - Conforme o texto, explique VELOCIDADE
5 - Conforme o texto, explique CONFIABILIDADE
6 - Conforme o texto, explique FLEXIBILIDADE
7 - Conforme o texto, explique CUSTO
8 - Quais são os componentes da cadeia de distribuição física?
9 - O fluxo logístico é composto por uma série de atores, quais são
10- Explique canal de distribuição direto
11- Explique canal de distribuição indireto
12- Quais são os custos logísticos?
13- Explique nível de serviço logístico:
14: Comente sobre a redução dos custos logísticos:
15- Conforme a figura 1. Fluxo logístico, faça uma lista, compreendendo os diferentes tipos gestão, especificando suas particularidades.
Componente Curricular: Transporte e Distribuição de Materiais
Objetivo Educacional: Interpretar mapas e rotas utilizadas nas várias modalidades de transportes, nos seus diversos formatos; Reconhecer as diversas modalidades de transporte, nacional e internacional, e os diversos tipos de cargas existentes; Identificar os diversos tipos de documentos fiscais exigidos e relacioná-los com as várias modalidades de transporte, nacional e internacional, e com os vários tipos de cargas; Conhecer as várias possibilidades de composição de cadeias multimodais para a movimentação de cargas.
Conteúdo Programático: TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO: Fluxo de Distribuição; Canais de Distribuição; Operadores Logísticos; Roteirização; Tipos de mapas e rotas; Aplicativos de roteirização; Tecnologia para o gerenciamento frotas. TRANSPORTE INTERNACIONAL: Logística Internacional; Normas de transporte internacional; Portal Siscomex. DISTRIBUIÇÃO: Logística, distribuição física, multimodalidade e transporte internacional de Cargas; Cross Docking; Cadeias multimodais; Ciclo do pedido de materiais.
ATIVIDADE 6
LEITURA COMPLEMENTAR
ENTENDA LOGÍSTICA INBOUND E LOGÍSTICA OUTBOUND
ATIVIDADE 5
USANDO O FORMULÁRIO, https://forms.office.com/r/3LsQUk9YGm FAÇA UM RESUMO EXPLICANDO OS PRINCIPAIS TÓPICOS DO ASSUNTO
ATIVIDADE 4
ATIVIDADE 3
VÍDEO COMPLEMENTAR
CONFORME O VÍDEO, PESQUISE, DEFINA E COMENTE OS TERMOS ABAIXO:
1 - FULFILMENT
2 - LAST MILE
3 - DARK STORE
4 - TRANSIT POINTS
5 - SHIP FROM STORE
6 - SAME DAY
ATIVIDADE 2
VÍDEOS COMPLEMENTARES
CONFORME AS INFORMAÇÕES DO VÍDEO, COMENTE E RESPONDA:
1 - DEFINIÇÃO DE HUB
2 - PROJETO E PLANEJAMENTO
3 - QUANTIDADE DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E HUBs
4 - INDICADORES DE PRODUÇÃO
5 - PROCESSO DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO
6 - QUANTIDADE DE PALETES
7 - TRANSELEVADORES
8 - ÁREAS ESPECÍFICAS
9 - SOFTWARE LOGÍSTICO
10- PULMÃO
ATIVIDADE 1
MATERIAL PDF - TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS