FONTE: media.licdn.com
Processos logísticos são um conjunto de atividades fundamentais nas operações empresariais. Eles não incluem apenas o transporte, como ações que vão desde a compra de insumos até a produção e entrega do produto na casa do consumidor.
Ao otimizar os processos logísticos de uma empresa você é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade ao seu público.
Além disso, um bom fluxo logístico é fundamental para a imagem da marca, oportunizando reconhecimento do mercado.
===================================================
Nos negócios, a logística se refere aos vários processos envolvidos no planejamento, execução e controle da movimentação e armazenamento de bens e materiais.
O objetivo da logística é garantir que todos os componentes da cadeia de suprimentos fluam de forma suave e eficiente para que as empresas possam operar de forma eficaz.
Existem muitos processos logísticos diferentes que as empresas devem realizar para manter suas operações funcionando sem problemas, como por exemplo:
gerenciamento de transporte;
controle de estoque;
armazenamento;
embalagem;
etiquetagem;
atendimento ao cliente;
atendimento de pedidos.
Para serem bem-sucedidas, é preciso planejar e executar cuidadosamente todos os aspectos de suas operações logísticas.
Ao simplificar seus processos logísticos, as empresas podem melhorar sua eficiência geral e seus resultados financeiros.
=====================================================
Ótimo resumo sobre fluxos logísticos, processos logísticos, cadeia de suprimento e definições logísticas.
PARA ACESSAR A BIBLIOTECA DIGITAL ACESSE:
https://digital.sestsenat.org.br/buscar/?param=ESPA%C3%87O+DE+LEITURA
ATIVIDADE DO DIA - PROCESSOS LOGÍSTICOS
LINK DA ATIVIDADE
https://forms.office.com/r/R8Bvcu0DRr
LIVRO FONTE: https://biblioteca-a.read.garden/viewer/9788569726951/27
http://www.sassmaq.org.br/home/index
https://abiquim.org.br/
SELOS ABIENTAIS NACIONAIS
1- ISO 14001
A certificação ISO 14001 é uma norma internacional que regulamenta e salienta as empresas de suas responsabilidades ambientais. Aqui no Brasil, esse selo é regido pela norma ABNT e tem como objetivo proteger o meio ambiente e auxiliar a organização empresarial na redução dos efeitos adversos.
2- Instituto Biodinâmico (IBD)
A certificação IBD é um dos selos ambientais brasileiros direcionados ao ramo alimentício. O IBD Certificações é uma das maiores certificadoras de cultivo de alimentos sem substâncias químicas e transgênicas.
3- Procel
O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) tem como objetivo deixar claro para o consumidor a eficiência e quantidade de energia elétrica consumida por eletrodomésticos e outros equipamentos. A partir disso, é possível selecionar os aparelhos de acordo com a necessidade da empresa e reduzir o consumo.
4- Sistema B
O Sistema B, um dos selos ambientais brasileiros, visa redefinir sucesso na economia e ajudar empresas que possuem problemas socioambientais.
5- LEED
O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), Liderança em Energia e Design Ambiental, em português, é um selo voltado para engenharia civil. Ou seja, essa certificação foi desenvolvida para avaliar a construção de edifícios sustentáveis bastante comuns no Brasil.
6- FSC
FSC Brasil (Conselho de Manejo Florestal — em português) é um órgão não governamental mundial que regulamenta operações florestais. Nesse sentido, o selo FSC julga técnicas ecologicamente corretas, socialmente justas, operações viáveis financeiramente e não prejudiciais ao meio ambiente.
7- Eureciclo
Eureciclo é um dos selos ambientais brasileiros voltados para a reciclagem. Esse certificado averigua se as empresas do Brasil, se preocupam a logística reversa e destinação final de suas embalagens. Além disso, o Eureciclo visa prospectar parcerias e reconhecimento com operadores que trabalham com reciclagens.
8- Produto Orgânico Brasil
Produto Orgânico Brasil é um dos selos ambientais brasileiros que certifica se um alimento/produto pode ser considerado orgânico ou não. Nesse sentido, essa certificação é credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que checa a produção do alimento sem agrotóxicos desde a plantação até a formação da embalagem final.
Porto de Santos sobe uma posição no ranking mundial de portos
Santos ultrapassou porto saudita e está entre os 40 maiores do mundo
O Porto de Santos subiu uma posição no ranking mundial de portos que movimentam contêineres, saindo do 41º lugar em 2021 para o 40º em 2022. O resultado confirma Santos como o principal porto do hemisfério sul e o 2º da América Latina, sendo superado apenas pelo Porto de Colón, na margem atlântica do Canal do Panamá.
https://www.portodesantos.com.br/2023/09/06/porto-de-santos-sobe-uma-posicao-no-ranking-mundial-de-portos/#:~:text=O%20Porto%20de%20Santos%20subiu,atl%C3%A2ntica%20do%20Canal%20do%20Panam%C3%A1.
NAVIO VERDE EM PORTO DE PARANAGUÁ
LOGÍSTICA REVERSA
SUPLLY CHAIM MANAGEMENT.
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
O Supply Chain Management (SCM) é uma gestão de todos os elos e dos envolvidos em uma cadeia de suprimentos . As atividades da cadeia de fornecimento englobam desde o desenvolvimento do produto utilizando a matéria-prima até a logística , incluindo produção e entrega, fornecimento, transporte, estoque e gerenciamento de estoque e envio.
A importância do SCM é que ele permita que sua empresa gerencie de forma mais eficiente suas operações e recursos, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente. O SCM ajuda a melhorar a cadeia de suprimentos, melhorando a qualidade dos produtos e serviços, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a eficiência em toda a cadeia produtiva. Além disso, um SCM eficiente pode minimizar os riscos de riscos na cadeia de suprimentos, garantindo assim a continuidade das operações da empresa.
-------------
LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa é um instrumento que permite a circularidade dos recursos, fundamental para mudança da economia linear para a circular, e contribui para a sustentabilidade das organizações produtivas por abranger os três pilares do conceito: econômico, social e ambiental.
Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).
-------------
PNRS - PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.
MODELAGEM DE PROCESSOS
DICA DE LEITURA COM OS SEGUINTES TEMAS ABORDADOS:
PLANEJMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Integração entre as áreas da logística em uma organização
Evolução da atividade integrada da logística
Inbound e outbound
Empresas que trabalham com logística integrada
Logística integrada e vantagem competitiva
Características das organizações para implementar a logística integrada
Planejamento e logística integrada
Logística integrada e mensuração de desempenho
AULA DE HOJE
A cadeia de suprimentos (também conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain) é definida conceitualmente como um sistema de organizações de pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
A cadeia de suprimentos é a organização das etapas necessárias para que um produto seja criado e entregue a um consumidor. Isso inclui as fases de escolha das matérias primas usadas para a produção, etapas de confecção, processos de vendas, a gestão de pessoas, o armazenamento de mercadorias e a entrega do pedido.
A gestão da cadeia de suprimentos (conhecida pela sigla em inglês, SCM de supply chain management) é a supervisão e o controle do fluxo de mercadorias e serviços, bem como de todas as etapas realizadas para transformar as matérias-primas em produtos finais.
----
As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.
https://add2dc27-35f8-4025-9958-ef0484cce8e5.usrfiles.com/ugd/61bb9a_f81835693bb94c7fb8214e39f7e19600
O que é um plano operacional em logística?
Para que as operações logísticas possam contribuir para o crescimento saudável do negócio, as empresas devem investir na elaboração de um plano operacional eficiente, não importando o seu tamanho ou o seu segmento de atuação.
De fato, considerando as exigências do mercado atual, a logística passou a ser um fator essencial para garantir o diferencial competitivo das organizações.
É preciso analisar bem as demandas do ambiente externo, com atenção especial para as necessidades dos consumidores, contrapondo-as às competências logísticas da empresa para aproveitar as oportunidades e se destacar perante a concorrência.
Nesse sentido, o plano operacional pode ser considerado um complemento do processo de planejamento estratégico em logística.
Trata-se de uma ferramenta gerencial que aborda a execução das estratégias e ações definidas pela gestão, determinando a forma como as diversas operações serão implementadas na rotina do setor logístico.
O objetivo principal do plano operacional em logística é a redução de custos e a otimização dos processos logísticos. Para isso, ele prevê o monitoramento constante do fluxo de trabalho e a avaliação de cada etapa das tarefas realizadas.
Por essa razão, o plano operacional tem uma enorme importância estratégica para as empresas, conforme você entenderá melhor agora.
Qual é a importância do plano operacional para a otimização de resultados logísticos?
O plano operacional em logística permite que os gestores desenvolvam um padrão qualificado para realização de todas as tarefas da cadeia de suprimentos, desde a chegada dos recursos até a entrega do produto final ao consumidor.
Dessa forma, as empresas conseguem determinar quais são as operações que devem ser mantidas devido ao êxito nos resultados alcançados e, da mesma forma, identificar as práticas inadequadas em logística, as quais precisam ser corrigidas para evitar prejuízos a curto, médio e longo prazo.
Com a garantia da eficiência em logística, as empresas reúnem as condições ideais para que as atividades relacionadas ao transporte e distribuição aconteçam conforme o planejado, possibilitando o sucesso do negócio como um todo.
Saiba, agora, quais são as etapas principais para a elaboração de um plano operacional eficiente.
O que fazer para criar um bom plano operacional?
Comece pela definição do orçamento
A base de um bom plano operacional é a definição das diretrizes orçamentárias que guiarão a aplicação de recursos para a execução otimizada dos processos logísticos.
Os gestores devem avaliar as demandas operacionais em contraposição às possibilidades de investimento, sempre em sintonia com o planejamento estratégico em logística.
Nesse momento, é interessante considerar a terceirização de serviços logísticos como uma alternativa para que os recursos disponíveis possam ser aplicados da melhor maneira possível.
Além disso, considerando a otimização de resultados e a redução de custos de todas as operações logísticas, é necessário dar atenção especial ao investimento em tecnologia.
Invista em tecnologia de ponta
Na atualidade, o nível de especialização exigido das operações logísticas faz com que o investimento em tecnologia seja um imperativo para as empresas.
Assim, para que o plano operacional em logística possa ter sucesso, o aproveitamento adequado dos recursos tecnológicos deve ser uma preocupação constante.
Entre os principais benefícios da tecnologia para o setor logístico está a possibilidade de simplificar a rotina de trabalho, ajudando os colaboradores a alcançar um desempenho cada vez melhor.
Por isso, determinar os parâmetros para a análise de resultados também deve fazer parte do processo de elaboração do plano operacional em logística.
Determine os critérios de monitoramento e avaliação
A definição de bons indicadores de desempenho logísticos é uma parte muito importante da criação do plano operacional.
Essa afirmação é verdadeira uma vez que o plano operacional deve ser implementado a curto prazo, para permitir que a otimização do fluxo de trabalho seja uma ação constante.
Com os critérios de monitoramento e avaliação adequados, os gestores podem acompanhar os processos com mais facilidade e eficiência, implementando as modificações necessárias para alcançar o sucesso das operações logísticas.
Entre essas mudanças, é interessante considerar as melhorias necessárias para o uso inteligente do espaço.
Faça um bom uso do seu espaço
O sucesso do plano operacional em logística passa, necessariamente, pelo aproveitamento do espaço no qual as operações acontecem.
Quando há uma distância excessiva entre os pontos sequenciais de cada tarefa, o time de colaboradores perde em agilidade, o que pode causar prejuízos para a logística como um todo.
Sendo assim, o fluxo de trabalho deve ser favorecido pelo posicionamento de maquinário, materiais e pessoas, sendo que os gestores devem procurar sempre pela opção que melhor atenda às exigências da gestão de riscos.
Esse cuidado na elaboração do plano operacional em logística é importante, sobretudo, devido à quantidade de ameaças que a rotina de separação e movimentação de cargas oferece à integridade física dos colaboradores.
A preocupação com o gerenciamento de riscos está relacionada, ainda, com o controle de estoque eficaz, último passo fundamental para um plano operacional eficiente.
Faça um controle eficiente e trabalhe com um estoque enxuto
Quanto mais eficiente for o controle de estoque da sua empresa, melhor será o aproveitamento do espaço e mais fácil será o gerenciamento de riscos, uma vez que o volume de materiais e produtos para movimentar será sempre o menor possível.
Por outro lado, o excesso de produtos parados no estoque representa mais gastos com a manutenção dos itens armazenados, o que pode significar prejuízos irreparáveis com o passar do tempo.
Para que a gestão otimizada do estoque seja possível, é preciso garantir o aproveitamento dos recursos tecnológicos, conforme sinalizamos anteriormente.
FONTE: https://patrus.com.br/blog/saiba-como-criar-um-plano-operacional-em-logistica/
LOGÍSTICA INTEGRADA - INTEGRAÇÃO DOS FLUXOS E PROCESSOS
https://www.infocomplementar.com/post/logística-integrada
QUESTÕES
Estas atividades são consideradas desta maneira porque têm a função de contribuir com uma maior parcela do custo total da logística ou, no mínimo, são fundamentais para a coordenação e cumprimento da tarefa logística.
a) ( ) Atividades secundárias.
b) ( ) Administração de materiais.
c) ( ) Atividades primárias.
d) ( ) Atividades terciárias.
São aquelas que dão suporte ao desempenho das atividades primárias no sentido de manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado em busca do maior lucro possível.
a ( ) Atividades primárias.
b ( ) Atividades de logística integrada.
c ( ) Atividades de administração de materiais mais distribuição.
d ( ) Atividades de apoio.
Com esta atividade se inicia a movimentação de materiais e produtos e a entrega destes serviços.
a ( ) Atividades de logística integrada.
b ( ) Processamento de pedidos.
c ( ) Transporte intermodal.
d ( ) Manutenção dos estoques
Todo o trabalho efetuado no campo da logística estuda o tempo da demanda e a produção das empresas. Esse espaço-tempo pode demorar horas ou dias, conforme o ramo de atividades da companhia, e compete aos gestores a capacidade de otimizar este tempo. Com base nessas informações, identifique a alternativa que esteja de acordo com o tema lead time.
a) ( ) É o tempo da emissão do pedido até o pagamento dos produtos desse pedido, porque nesses processos ainda há etapas a serem geridas, como a entrada do pedido, processamento do pedido, montagem do pedido e o transporte dos produtos.
b) ( ) É o tempo da emissão do pedido até o recebimento dos produtos desse pedido, porque nesses processos ainda há etapas a serem geridas, como a entrada do pedido, processamento do pedido, montagem do pedido e o transporte dos produtos.
c) ( ) É o tempo da emissão do pedido até o recebimento dos produtos desse pedido.
d) ( ) É o tempo da emissão do pedido até o recebimento dos produtos desse pedido, porque nesses processos ainda há etapas a serem geridas, como a entrada do pedido, processamento dos componentes da matéria-prima na produção e montagem do pedido.
COMPONENTE: PROCESSOS LOGÍSTICOS
SEGMENTOS ECONÔMICOS RELACIONADOS
INTEGRAÇÃO: LOGÍSTICA X INDÚSTRIA X COMÉRCIO
INDICADORES KPIs
AVALIAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:
https://forms.office.com/r/9jTWMic0pV
MATERIAL COMPLEMENTAR:
INDICADORES DE DESEMPENHO
LEITURA COMPLEMENTAR SOBRE OS SEGMENTOS ECONÔMICOS RELACIONADOS COM A LOGÍSTICA:
O papel da logística na nova economia
VÍDEOS SOBRE A INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA X INDÚSTRIA X COMÉRCIO
LOGÍSTICA E SUBSISTEMAS LOGÍSTICOS
QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE SEUS SUBSISTEMAS?
QUAIS AS SOLUÇÕES E NECESSIDADES PARA O SUCESSO DA INTEGRAÇÃO?
LOGÍSTICA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
RESUMO DO VÍDEO 1
LOGÍSTICA
ORIGEM GREGA: HABILIDADES DE CÁLCULO E RACIOCÍNIO LÓGICO
ÁREAS RELACIONADAS
ENGENHARIA, ECONOMIA, MARKETING, ESTATÍSTICA, TECNOLOGIA, RECURSOS HUMANOS
LOGÍSTICA INTEGRADA
SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO
CONTROLE DE TODAS AS ATIVIDADES RELACIONADAS
DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ A ENTREGA DOS MATERIAIS
PROCESSOS LOGÍSTICOS
COMPRAS
MANUSEIO DE MATERIAIS
ARMAZENAMENTO
DISTRIBUIÇÃO
TRANSPORTE
RESULTADOS:
ORGANIZAÇÃO
REDUÇÃO DE CUSTOS
PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGILIDADE
OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS
MENOR CUSTO POSSÍVEL
======================================
DEFINIÇÕES DE LOGÍSTICA
FONTE; SESTSENAT, 2020
FONTE; SESTSENAT, 2020
APOSTILA - LOGÍSTICA - CONCEITOS E APLICAÇÕES
CONFORME A DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA, SOBRE O PERFIL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA, QUAIS É A PRINCIPAL COMPETÊNCIA QUE DEVEMOS BUSCAR E DESENVOLVER?
ATENÇÃO
COMUNICAÇÃO
CONHECIMENTO
HABILIDADE