ABAIXO SEGUEM REFERÊNCIAS DA INTERNET
FONTES AQUI UTILIZADAS:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos_2/nbriso9001.pdf
https://www.consultoriaiso.com.br/noticias-iso/14-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001
1- Afinal, o que é a ISO 9001:2015?
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecido pela empresa seguem certo padrão de qualidade.
A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176). No Brasil o documento foi traduzido e publicado pela ABNT , a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2015.
Qualquer empresa pública ou privada, desde a de grande porte as microempresas podem obter a certificação na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido.
Esse documento é um recurso valioso para as empresas que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes.
A norma pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional ISO 45001, de meio ambiente ISO 14001 e ISO 27001.
EXEMPLO: Fases da sua certificação ISO 9001
FONTE DAS IMAGENS: https://www.tuv.com/brasil/br/sistema-de-gest%C3%A3o-da-qualidade-de-acordo-com-a-iso-9001.html
2-Qual metodologia é empregada na norma ?
A ISO 9001 incorpora o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e a mentalidade de risco. Essas abordagens metodológicas permitem a construção de um processo de planejamento nas organizações oportunizando melhorias nas interações, processos, produtos e /ou serviços.
O PDCA é uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos a partir da busca pela melhoria continua focada no alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, projeto e/ou ideia.
A versatilidade e adaptabilidade do PDCA o torna aderente a qualquer ramo de atividade, conferindo níveis de gestão de excelência sendo assim adotado como principal mecanismo dentro da norma em um nível padronizado internacionalmente.
Destinado a tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos, o PDCA configura-se como uma saída para empreendedores transformarem planos frustrados em novas oportunidades e produtos diversos!
FONTE DAS IMAGENS: https://www.tuv.com/brasil/br/sistema-de-gest%C3%A3o-da-qualidade-de-acordo-com-a-iso-9001.html
3-Quais são os princípios da gestão da qualidade abordados na ISO 9001?
A norma ISO 9001 conta com sete princípios da qualidade, que resumidamente tratam do que uma organização precisa para ter sucesso em gestão da qualidade.
Na versão anterior da norma, a ISO 9001-2008, foram abordados oito princípios. Estes foram alterados recentemente, com a publicação da ISO 9001:2015, e agora são tratados como sete. O tópico “Abordagem sistêmica de gestão” se juntou ao “Abordagem de processo”.
Os princípios de Gestão da Qualidade são:
Foco no cliente– a empresa deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e prevendo suas necessidades futuras, obtendo a sua fidelização. Pois uma organização sem cliente não sobrevive.
Liderança– a organização deve possuir uma equipe de liderança que possua solidez e está por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.
Engajamento das pessoas – Cada colaborador da empresa precisa se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los.
Abordagem de processo e Sistemática para a gestão– A abordagem de processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa, tornando assim mais fácil identificar onde há desvios de lucros e quais metas a serem alcançadas. Já na abordagem sistêmica da gestão, a empresa entende as ligação entre todos esses processos e a utiliza para perceber onde estão ocorrendo os lucros e prejuízos.
Melhoria– As empresas devem compreender que buscar a melhoria constante é um dos principais objetivos da gestão de qualidade.
Tomada de decisão baseada em evidência– as empresas devem usar os indicadores, as auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
Gestão de relacionamento com os fornecedores– estabelecer um bom relacionamento com fornecedores traz benefícios mútuos, pois a relação de parceria com a empresa permite o estabelecimento de melhores prazos e preços contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços.
PESQUISA SOBRE RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO ISO9001 NSA EMPRESAS
https://fabricadequalidade.com.br/pesquisa-iso-9001-2015/
https://fabricadequalidade.com.br/pesquisa-iso-9001-2015/
4-Qual o papel das lideranças e responsáveis pela organização no processo de implementação da ISO 9001?
É fundamental que a Alta Direção demonstre liderança e comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade.
Gerir pelo exemplo é uma das ferramentas mais poderosas para qualquer liderança de qualquer nível ou seguimento!
O líder deve:
Responsabilizar-se e prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade
Assegurar que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
Assegurando a integração dos requisitos do sistema do gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
Promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
Assegurar que os recursos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade estejam disponíveis;
Comunicar da importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
Assegurar que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
Engajar, dirigir e apoiar as pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
i) promovendo melhoria;
Apoiar outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.
5-Quais conhecimentos a organização precisa ter?
A organização precisa conhecer seus processos e projetos ao ponto de determinar o conhecimento necessário para a operação de seus serviços a fim de alcançar a conformidade empresarial. Esse conhecimento deve ser mantido e estar disponível.
Ao abordar necessidades e tendências de mudanças, a organização deve considerar seu conhecimento no momento e determinar como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário as atualizações. Mas como fazer isso?
1.fontes internas
Exemplo: propriedade intelectual; conhecimento obtido de experiência; lições aprendidas de falhas e de projetos bem-sucedidos; captura e compartilhamento de conhecimento e experiência não documentados; os resultados de melhorias em processos, produtos e serviços.
2.Fontes externas
Exemplo: normas, academia, conferências; compilação de conhecimento de clientes ou provedores externos.
6- Quais as competências necessárias a uma organização para implementar a ISO 9001?
A organização deve:
determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;
onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;
reter informação documentada, apropriada como evidência da competência.
7- O que um bom sistema de gestão deve possuir?
Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?
As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentos que a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
Escopo do SGQ;
Política da qualidade;
Objetivos da qualidade;
Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
Registros sobre propriedade do cliente;
Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
Registro de saídas não conformes;
Resultados de monitoramento e medição;
Programa de auditoria interna;
Resultados de auditorias internas;
Resultados de análises críticas da direção;
Resultados de ações corretivas;
Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
Procedimento para controle de documentos e registros;
Procedimento de vendas;
Procedimento para projeto e desenvolvimento;
Procedimento para produção e provisão de serviço;
Procedimento de armazenamento;
Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
Procedimento para auditoria interna;
Procedimento para análise crítica pela direção.
Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
Porte da organização;
Tipo de atividades;
Processos;
Produtos e serviços;
Complexidade de processos e suas interações;
Competência dos colaboradores.
8.Enfim, quais são os benefícios para a organização com a certificação ISO 9001?
Os benefícios da ISO 9001 se estendem desde a expansão de mercado até a melhora da imagem da empresa perante seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas.
Por que definimos que melhora a imagem da empresa perante seus colaboradores?
Pois, ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente.
Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável e um benefício que o sistema de gestão da qualidade proporciona.
Abaixo listamos as vantagens mais significativas da implantação da ISO 9001.
Satisfação do seu cliente como foco principal do negócio;
Conquista de novos negócios e imagem perante ao mercado;
Melhora na organização interna;
Melhor desempenho do negócio e comercial;
Economia e redução do desperdício;
Maior controle do negócio pela direção e acionistas.
9-Qual é o custo da certificação ISO 9001?
As empresas precisam considerar as seguintes despesas para o projeto:
Treinamento de Interpretação da Norma,
Consultoria de implementação
Auditoria externa.
A consultoria de implementação não é um item obrigatório mas é de fundamental importância para a empresa evitar surpresas indesejadas no dia da auditoria externa.
É difícil prever o custo para uma empresa obter a sua certificação, mas pode variar de R$15 mil para uma microempresa a até mais de R$100 mil para uma grande corporação. Isso considerando todos os custos envolvidos no processo.
É importante destacar que: o valor investido para a certificação vai depender do método de implementação, entre outras variáveis.
10-Qual o melhor método para a contratação de uma consultoria de implementação?
As alternativas para contratação de consultorias de acordo com a ISO 10019:2007
Não contrate jamais consultoria on-line!!!
Método convencional: onde o consultor visita à empresa presencialmente. Cada visita tem um custo onde é incluído o custo de deslocamento e hospedagem. O valor geralmente é muito elevado devido aos gastos de logística e do profissional de consultoria.
11-Qual o prazo final para a migração da 2008 para a 2015?
A ISO estabeleceu um prazo de 3 anos para que as empresas migrem para a nova versão e este prazo começou a contar a partir da publicação norma, que foi publicada em setembro de 2015. Desta forma, o prazo máximo para transição para a ISO 9001:2015 é até setembro de 2018.
12- Por que a transição para ISO 9001:2015 deve estar no topo da sua lista de prioridades?
Quanto mais cedo for iniciado o processo de transição, melhor! as mudanças necessárias para a migração, levam tempo bem como a capacitação e conscientização dos colaboradores. Isso sem falar de alguma potencial necessidade de correção dos processos e consequentes ações corretivas.
Não deixar para a última hora é a melhor estratégia para evitar transtornos!
13- Afinal o que é uma não conformidade?
Em primeiro lugar tenha em mente que na ISO 9001 as formas verbais tem significados específicos, como:
“deve” indica um requisito
“pode” (may/can) indica permissão/possibilidade ou capacidade.
Assim, o não atendimento a um requisito é definido como uma não conformidade, ou seja, quando a empresa não opera de acordo com os requisitos, considera-se que ela não está em conformidade com a ISO 9001.
Este requisito não necessariamente precisa estar definido apenas na norma ISO, podendo ser também um requisito do cliente, um procedimento interno ou ainda a falha em atender a um requisito legal, que quando não cumprido, se torna uma não conformidade.
14- O que fazer para manter a organização livre de não conformidades?
Mais importante do que criar estratégias que irão corrigir as não conformidades, é ter um bom planejamento estratégico, alinhado com as ações, objetivos e metas da empresa, a fim de prever situações que poderão apresentar-se como um problema posteriormente.
Conheça algumas ações que auxiliarão sua empresa a se manter em conformidade com seus processos.
Defina metas claras e reais
a partir do planejamento estratégico é possível analisar, observar e entender o funcionamento da empresa. Portanto, ao se organizar metas claras e reais, é possível enxergar melhor os fluxos de processo com mais detalhes, e assim, perceber onde podem ocorrer ou onde já existem não conformidades. É importante também estipular, no planejamento estratégico, itens que permitam a análise das não conformidades, como um plano de ação, por exemplo.
Use de ferramentas de apoio
as ferramentas da qualidade atuarão nas suas causas fundamentais, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e conduzindo a sua análise.
Adote uma atitude corretiva
Com a análise da origem e causa das não conformidades é possível se preparar para evitar problemas sistêmicos. Ou seja, a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.
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